Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Coscarelli, Carla Viana | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Elvira Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Paixão, Sergio Vale da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13161 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974018 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesse trabalho estão sendo abordados temas relacionados às práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa e suas interfaces com práticas de produção textual realizadas pelos alunos em instrumentos de comunicação na internet, tendo em vista a sua utilização frequente nas redes sociais e das manifestações textuais dos mesmos fora do contexto escolar – como chats, sites de relacionamento diversos, torpedos de celulares, dentre outros – buscando aproximar essas duas realidades, a da escola e a do meio virtual, com vistas ao desenvolvimento das competências discursivas e o letramento discente Esta pesquisa está ancorada em estudos sobre letramento digital advindos de teóricos que discutem práticas sociais de leitura e escrita em consonância com a influência das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) como Xavier (25) Araújo; Dieb (29) e Coscarelli (26), entre outros, somados aos fundamentos teóricos advindos dos estudos sobre letramento (KLEIMAN, 1995; SOARES, 2) Buscando desenvolver observações sobre um grupo de alunos no que diz respeito às práticas de utilização dos meios eletrônicos no ambiente escolar e fora dele e a não habilidade em lidar com assuntos relacionados à pesquisa escolar quando o uso da internet é exigido, entrevistamos um grupo de alunos do 3º ano do ensino médio e professores de Língua Portuguesa da mesma instituição, utilizando um questionário com perguntas abertas e semiestruturadas Além disso, optamos por analisar produções escritas desse grupo de alunos, tanto aquelas orientadas pelo professor no ambiente da escola, quanto as produzidas por eles nas redes sociais de relacionamento Com a coleta dos dados, pudemos observar e confirmar nossas hipóteses acerca do distanciamento entre as tecnologias de informação e comunicação, tão utilizadas hoje em dia pelos alunos e o trabalho pedagógico com a produção escrita orientada pela escola Constatamos uma forte expectativa dos alunos em receber tais tecnologias na sala de aula e uma resistência dos professores em trabalhar com esses instrumentos de comunicação para fins pedagógicos o que os limita a utilizar apenas recursos como a TV e vídeo, quando os utilizam | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Issues related to the pedagogical practices in the Portuguese language classes and its interfaces with textual production practices carried out by students through communication instruments on the internet have been broached on this work, taking into consideration the frequency of the usage of these textual manifestations by the students out of the school context – like in chats, different social networking websites, cellular SMS, etc – trying to bring closer these two realities, school and virtual environment, aiming for the development of the discursive competences and the student’s literacy This research is underlain in studies about digital literacy mentioned by theoreticians that discuss reading and writing social practices in agreement with the influence of the new Information and Communication Technologies (ICT) such as Xavier (25) Araújo; Dieb (29) e Coscarelli (26), among others, added to the theoretical foundations that have come from studies about literacy (KLEIMAN, 1995; SOARES, 2) Trying to develop observations about a group of students in relation to the practices of usage of the electronic means in the school environment and out of it and the lack of ability in dealing with issues related to school search when the use of internet is required, we have interviewed a group of students on the 3rd grade from the secondary school and Portuguese language teachers from the same institution, using a questionnaire with open and semi structured questions Moreover, we have decided to analyze written productions from this group of students, as much those ones oriented by the teacher in the school environment, as the ones produced by them on the social networking websites With the data collection, we could observe and confirm our hypotheses about the detachment between the information and communication technologies, so used nowadays by the students and the pedagogical work with the oriented written production by school Therewith, we could observe a great expectation by the students in receiving such technologies in the classroom and a resistance by the teachers in working with these communication instruments with pedagogical purposes what limits them to only using resources such as TV and video, and only when they decide to use them | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet (Redes de computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textual genres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese languag | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet (Computer network) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-discursive interacti | - |
Título: dc.title | Produção de textos e letramento digital : interfaces na escola e nas redes sociais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: