Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Klein, Alberto Carlos Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Cachel, Andrea | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Gabriel Gnann Belloni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18495 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973953 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação focaliza a produção de sentido no cinema como mídia, a partir de um estudo analítico desdobrado da noção de imagem cristal conforme definida por Gilles Deleuze nas obras Cinema I: Imagem-Movimento e Cinema II: Imagem-Tempo. O filme A Estrada Perdida, de David Lynch é analisado pelo conteúdo associativo permitido pelas estratégias adotadas nas cenas, com a dissociação entre projeção/imaginário e realidade, vista a partir da ênfase de Deleuze em que a dimensão da imagem no tempo atual funciona como matéria que tornará a virtualidade vindoura pensamento. A pesquisa é de tipo descritivo e explicativo, bibliográfico e documental. São trazidas a exame, a materialização das convergências da visão do pensador com as definições do cineasta acerca do cinema em si, da tela e da imagem. A discussão deleuziana é traduzida em termos de uma filosofia do cinema, originada de uma ponte conceitual com o longa de David Lynch, em que a divisão do tempo não se dá tal como no clássico cinema narrativo, mas por um procedimento que possibilita a classificação das imagens na categoria de imagem-cristal de Deleuze. Resulta um conjunto de esclarecimentos sobre subjetivação textual, as noções de estrutura no tempo, a atualidade e a virtualidade, o real e o imaginário, além das simultaneidades. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation focuses on the production of meaning in cinema as media, from an analytical study derived from the notion of crystal image as defined by Gilles Deleuze in the works Cinema I: Image-Movement, and Cinema II: Image-Time. David Lynch's film The Lost Highway is analyzed by the associative content allowed by the strategies used in the scenes, with the dissociation between projection/imaginary and reality, based on Deleuze's emphasis on the dimension of the image in the current time functioning as a matter that will make virtuality become thought. The research is descriptive and explanatory, bibliographic and documentary. The materialization of the convergences of the thinker's vision with the filmmaker's definitions about cinema itself, screen and image are brought to review. The Deleuzian discussion is translated into terms of a philosophy of cinema, originated from a conceptual bridge with the film by David Lynch, in which the division of time does not take place as in the classic narrative cinema, but by a procedure that allows the classification of images in the Deleuze’s category of crystal image. It results in a set of clarifications about textual subjectivation, the notions of structure in time, the actuality and virtuality, the real and the imaginary, in addition to the concurrences. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | David Lynch | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deleuze | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem-tempo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem-cristal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indiscernibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrada Perdida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | David Lynch | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deleuze | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Image-time | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crystal-image | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indiscernibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lost Highway | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Título: dc.title | Cristalização do tempo: o percorrer a Estrada Perdida de David Lynch | - |
Título: dc.title | Crystallization of time: walking David Lynch's Lost Highway | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: