
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Andrade, Otávio Goes de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Marcelo | - |
| Autor(es): dc.creator | Quessada, Caroline Nunes Candido da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18628 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973950 | - |
| Descrição: dc.description | Ainda são poucos os repertórios bibliográficos sobre os estudos realizados na área da Linguística Contrastiva (LC), centrados especificamente na descrição e na análise do espanhol como língua estrangeira/adicional de aprendizes brasileiros. Essa escassez justifica e impulsiona a realização desta investigação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, a qual tem por objetivo central fazer um levantamento de estudos da Linguística Contrastiva no Brasil no que se refere as teses e as dissertações defendidas junto aos programas de Pós-Graduação stricto sensu que envolvem a descrição e a análise da língua espanhola, com foco no ensino e na aprendizagem de estudantes brasileiros. A fonte de dados desta pesquisa é o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período que abrange os anos 2013 a 2022, a partir de vinte termos combinados e filtros de refinamento para seleção dos trabalhos. Ao total, foram encontradas no referido site, 15 produções (11 dissertações de mestrado e 4 teses de doutorado) advindas de instituições de ensino superior difundidas pelas cincos regiões do país. A análise dos estudos coletados deu-se a partir dos objetivos específicos: 1) classificar as pesquisas segundo os modelos de análise da LC; 2) indicar a fonte de dados das pesquisas; 3) apresentar os objetivos centrais das pesquisas; 4) destacar as áreas em que há menos estudos contrastivos; 5) identificar as instituições de Pós-Graduação (stricto sensu) e as regiões do país onde se desenvolveram as pesquisas. Como resultados de nossa investigação, constatou-se que a produção da área da LC com vistas à descrição e à análise de interlíngua de aprendizes brasileiros de espanhol encontra-se em desenvolvimento, com muitas lacunas a serem preenchidas. Espera-se que esta investigação bibliográfica, de cunho qualitativo e quantitativo, não sirva apenas de objeto de reflexão e discussão, mas que esse olhar retrospectivo propicie também subsídios para a produção de pesquisas para aqueles que queiram dar continuidade aos estudos contrastivistas, possibilitando uma prospecção de campo ainda pouco explorado pelos estudiosos de LC, com vistas à descrição e à análise linguística do espanhol como língua estrangeira/adicional. | - |
| Descrição: dc.description | There are still few bibliographical studies in Contrastive Linguistics (CL) specifically focused on the description and analysis of Spanish as a Foreign/Additional Language for Brazilian learners. This scarcity of studies justifies and drives the carrying out of this master's degree research, linked to the Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) at the State University of Londrina, which has its main objective to search for Contrastive Linguistics (LC) studies in Brazil with regard to theses and dissertations defended in stricto sensu graduate programs that involve the description and analysis of the Spanish language, with a focus on teaching and learning for Brazilian students. The data source for this research is Theses and Dissertations of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) from 2013 to 2022, based on twenty combined terms and refinement filters for the selection of works. In total, 15 research (11 master's theses and 4 doctoral theses) coming from Universities spread across the five regions of the country were found on the CAPES website. The analysis of the collected data was based on the specific objectives: 1) classify the research according to the CL analysis models; 2) indicate the source of research data; 3) present the central objectives of the research; 4) highlight the areas in which there are fewer contrastive studies; 5) identify the Postgraduate institutions (stricto sensu) and the regions of the country where the research was carried out. As a result of our investigation, it was found that studies in the CL field describing and analyzing interlanguage of Brazilian learners are still in development, with many gaps to be filled. This qualitative and quantitative study aims to be a piece of reflection and discussion. In addition, it will also provide support for research for those who want to continue contrastive studies, enabling the prospecting field that there are still few studies developed by CL scholars, with a view to the description and linguistic analysis of Spanish as a Foreign/Additional Language. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa bibliográfica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguística contrastiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espanhol - Língua Estrangeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua estrangeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudos da linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliographic research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contrastive linguistics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Spanish as a foreign - Additional language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Foreign language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Spanish language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Language studies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
| Título: dc.title | Levantamento de teses e dissertações com foco na análise e na descrição do espanhol como língua estrangeira/adicional (2013-2022) | - |
| Título: dc.title | Theses and dissertation studies focus on the analysis and description of Spanish as a Foreign/Additional Language (2013-2022) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: