Práticas de leitura literária nos anos iniciais: uma proposição didática à luz da Teoria da Atividade de Estudo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFranco, Sandra Aparecida Pires-
Autor(es): dc.contributorGirotto, Cynthia Graziela Guizelim Simões-
Autor(es): dc.contributorGasparin, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorJesus, Adriana Regina de-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Cassiana-
Autor(es): dc.creatorMarestone, Adrielly Rocateli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:44:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:44:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18274-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973915-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo compreender a teoria da atividade de estudo por meio de uma proposição didática acerca das práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de proporcionar a formação de leitores. Assim, o problema a ser abordado é: Como a Teoria da Atividade de Estudo, por meio de uma proposição didática, contribui para práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Esse assunto está, pois, relacionado diretamente com a formação e a ação docente e trata-se de uma análise das atividades de estudo presentes nas práticas pedagógicas com a leitura literária. Abordar a formação da personalidade dos professores formadores de leitores exige pensar no trabalho docente feito pelos professores, uma vez que só se forma um leitor quando o próprio professor tem a prática da leitura. Assim, não basta conhecer, interpretar e analisar dados, mas, sim, produzir um conhecimento de leitura e proporcionar leituras de diferentes textos para que possam formar leitores que leem o mundo. Pensar na personalidade do professor exige pensar no ato educativo, pois educar exige um posicionamento político e pedagógico, pressupõe a ação intencional do educador a todo momento, implica tomadas de decisões. A intencionalidade é um pressuposto da consciência e esta é o núcleo da personalidade. Utilizou-se de: a) coleta de dados e análise das práticas pedagógicas de 21 (vinte e um) professores acerca da leitura literária por meio de formulário; b) apresentação dos experimentos didáticos formativos dos autores brasileiros; c) elaboração de uma proposição didática com as práticas de leitura literária para alunos do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se pela abordagem crítico-dialética, com delineamento de levantamento de dados. Os dados foram organizados e analisados à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos crítico-dialético, com base em estatísticas descritivas, utilizando as categorias de análise: trabalho, mediação e práxis. Por fim, foram discutidas as convergências e as discrepâncias sobre as práticas pedagógicas utilizadas e a estrutura das atividades de estudo, com a leitura literária, para a formação de leitores. Como resultados, tivemos convergências e discrepâncias nas práticas literárias informadas por estes professores. Por fim, sugerimos proposições didáticas baseadas nas ações de estudo do Sistema Elkonin - Davidov – Repkin para refletirem sobre essas práticas de leitura literária realizadas dentro de sala de aula-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this research was to understand the theory of the activity of study through a didactic proposition about literary reading practices in the Early Years of Primary School, in order to provide the formation of readers. Thus, the problem to be addressed is: How does the Theory of the Activity of Study, through a didactic proposition, contribute to literary reading practices in the Early Years of Primary School? This subject is therefore directly related to teacher training and action and is an analysis of the study activities present in pedagogical practices with literary reading. Addressing the formation of the personality of teachers who form readers requires thinking about the teaching work done by teachers, since a reader is only formed when the teacher has practiced reading. Thus, it is not enough to know, interpret and analyze data, but rather to produce a knowledge of reading and provide reading of different texts so that they can form readers who read the world. Thinking about the teacher's personality requires thinking about the educational act, because educating requires a political and pedagogical stance, presupposes the intentional action of the educator at all times, and implies decision-making. Intentionality is a presupposition of consciousness and consciousness is the core of the personality. It used: a) data collection and analysis of the pedagogical practices of 21 (twenty-one) teachers about literary reading using a form; b) presentation of formative didactic experiments by Brazilian authors; c) development of a didactic proposal with literary reading practices for students in the 2nd year of the Early Years of Primary School. The study used a critical-dialectical approach, with a survey design. The data was organized and analyzed in the light of critical-dialectical theoretical and methodological assumptions, based on descriptive statistics, using the categories of analysis: work, mediation and praxis. Finally, the convergences and discrepancies in the pedagogical practices used and the structure of the study activities with literary reading for the formation of readers were discussed. The results were convergences and discrepancies in the literary practices reported by these teachers. Finally, we suggest didactic proposals based on the study actions of the Elkonin - Davidov - Repkin System to reflect on these literary reading practices carried out in the classroom-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de leitura literária nos anos Iniciais do Ensino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectProposição didática-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Atividade de Estudo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura literária-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores formação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary reading practices in the early years of elementary school-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic proposal-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-Cultural Theory-
Palavras-chave: dc.subjectStudy Activity Theory-
Palavras-chave: dc.subjectElementary Education - Learning-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary reading-
Palavras-chave: dc.subjectCultural-historical theory-
Palavras-chave: dc.subjectReading practice-
Palavras-chave: dc.subjectReader training-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers training-
Título: dc.titlePráticas de leitura literária nos anos iniciais: uma proposição didática à luz da Teoria da Atividade de Estudo-
Título: dc.titleLiterary reading practices in the Early Years: a Didactic Proposal in the light of the Activity Theory of Study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.