Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Cleide Vitor Mussini [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Tuma, Magda Madalena | - |
Autor(es): dc.contributor | Bomtempo, Edda | - |
Autor(es): dc.creator | Lucca, Ana Tereza Gôngora de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10914 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973867 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os jogos e as brincadeiras podem ser considerados um elemento cultural, variando de acordo com a cultura, as hierarquias de classe e de etnia e fornecendo uma riqueza de significados que permitem ao homem compreender determinada sociedade e cultura Este trabalho constitui uma descrição etnográfica e tem como objetivo buscar, por meio da história de vida de duas famílias de imigrantes japoneses que chegaram a Londrina na época de sua fundação, resgatar parte da contribuição cultural desse grupo Em especial, buscamos fornecer aos indivíduos de nossa comunidade um contato direto com sua produção cultural, partindo da memória lúdica para a construção da memória histórica, sem caracterizar uma ruptura entre as duas, tornando possível a posse do bem cultural como sendo deles próprios e vice-versa Buscamos também entender de que maneira a memória lúdica da cultura japonesa foi incorporada e preservada pelos imigrantes japoneses em Londrina Para tanto, apresentamos algumas considerações sobre a questão da memória e a preservação dos jogos e brincadeiras por meio da história Realizamos, ainda, um breve relato sobre a fundação de Londrina e a chegada dos japoneses Apuramos através de entrevistas e documentos que a cultura japonesa é fortemente preservada por seus descendentes, pois para eles preservar suas raízes é uma forma natural de resgatar e repassar seus costumes tanto nas vivências com o lúdico, como em diversas outras áreas do conhecimento Essas heranças são repassadas nas escolas e associações, uma maneira encontrada por eles para perpetuarem suas memórias e tradições No entanto, não se esquecem de contemplar os desejos das novas gerações, buscando uma parceria com eles para que sejam formadores e divulgadores de sua cultura | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Games are cultural creation which can be considered as a culture creation varying according to the culture, class hierarchies and etnia and providing a wealth of meanings which allows man to understand a particular society and culture This paper presents a description in ethnographic patterns and attempts to rescue, through the history of life of two Japanese immigrant families that landed in Londrina at the time of its foundation, part of the cultural contribution of these people We intend specially to provide people of our community a direct contact with their cultural production, initiating from a “playful” memory to historical memory, without describing a rupture among them both, making possible the possession of their own cultural assets and vice-versa We also intend to understand how the ludic memory of Japanese Culture was incorporated and preserved by Japanese immigrants in Londrina For these reasons, we present some considerations about the question of memory and preservation of the games and tricks through the history We also achieved though a brief historical description about Londrina’s foundation and the Japanese arrival We verified through interviews and documents that the Japanese culture is strongly preserved by its descendents, because preserving their costumes is a natural way of rescuing and transmitting it either in their “playful” experiences or in many other areas of knowledge These inherences are taught at schools and associations, a way they found to keep the tradition of their memories alive However, they do not forget to fulfill the needs of the new generation, pursuing a partnership with them so that they are policy makers and campaigners of their culture | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios e jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino da cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercises and games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in the teaching of culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercises and games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japan Culture - Education | - |
Título: dc.title | Revelações da história, transmissão e preservação cultural por meio dos jogos e brincadeiras : os japoneses em Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: