Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Irinéa de Lourdes | - |
Autor(es): dc.creator | Fagá, Maria Valéria Negreiros Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11293 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973849 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a captura por discursos e o perfil subjetivo de 5 professores de Matemática da Rede Pública de Educação do Estado do Paraná É foco desta pesquisa a forma como a história de vida dos entrevistados influencia na construção deste perfil e em seus saberes docentes Para levantamento das informações foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, em que se busca o resgate dos fragmentos da história de vida dos entrevistados Os dados foram organizados em quatro fases da vida dos professores, sendo elas: Antes do Ensino Médio, o Ensino Médio, a Graduação e o tornar-se professor Buscou-se a representação que cada professor elaborou durantes estas fases em relação à docência A partir dessas representações procurou-se identificar os discursos aos quais está submetido cada professor, bem como o seu perfil Para a análise dos dados, utilizou-se a ‘captura por discursos’, tendo como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, em que a identificação dos discursos dos professores entrevistados são utilizados na construção da representação de seu perfil subjetivo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work has as its objective to investigate the capture by discourses and the subjective profile of 5 teachers from the State of Paraná Public Education Net The focus of this research being the manner as to how the life history of the interviewed influences upon the construction of this profile and in its teaching knowledge Date have been organized in four phases, concerning the teachers’ lives, thus: before middle school, middle school, graduation and becoming a teacher One searched for the representation that each teacher elaborated during these phases in relation to teaching From these representations we tried to identify the discourses to which each teacher is subject, as well as his/her profile For the analysis of data, “capture of discourses” was made use of, having mainly lacanian psychoanalysis as theoretical referential, the to identify the discourses by which are captured the interviewed teachers and thereon a representation of his/her subjective profile be framed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis and education | - |
Título: dc.title | Tornar-se e manter-se professor : algumas questões subjetivas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: