Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Silvia Regina de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Goyos, Antônio Celso de Noronha | - |
Autor(es): dc.contributor | Marinho, Maria Luiza | - |
Autor(es): dc.creator | Gamba, Jonas Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10835 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973844 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de estabelecimento de metas e feedback na execução do salto Tsukahara realizado por crianças praticantes de Ginástica Artística Participaram do estudo cinco crianças do sexo masculino com idade de 8 a 1 anos Primeiramente, o pesquisador estabeleceu com o treinador a meta final a ser alcançada pelo atleta (salto Tsukahara), bem como os passos (submetas) para que a meta final fosse alcançada Cada submeta era composta por componentes importantes para a execução do salto (entrada de lado, repulsão, cair fechado e rolar e mortal) Ao todo, foram estabelecidas 7 submetas Em seguida, na fase de linha de base, registrou-se a freqüência dos componentes do salto realizados corretamente que compunham as submetas Posteriormente, deu-se início a fase de intervenção, na qual, após apresentar a submeta para a sessão de treino, pedia-se que o atleta executasse 4 saltos Se a submeta fosse atingida, uma placa de cortiça contendo as 7 submetas era entregue ao atleta e ele poderia deslocar a figura de um ginasta para a submeta seguinte Na fase de follow-up, toda a intervenção era retirada embora os dados continuassem a ser registrados Três participantes conseguiram alcançar todas as submetas propostas pelo programa Observou-se que houve um aumento no número de componentes realizados corretamente e na porcentagem de componentes realizados consecutivamente para a maioria dos participantes Os resultados obtidos sugerem que o programa de estabelecimento de metas mostrou-se efetivo para aumentar a eficiência na execução dos componentes do salto realizados corretamente | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this study was to verify the effects of a goal setting and feedback program on the execution of the Tsukahara vault by children who practice artistic gymnastics Five male children from 9 to 1 years-old participated on the study Initially, the researcher has established, with the coach, the final goal to be reached by the athletes (Tsukahara vault), as well as the steps (sub goals) necessary to the acquisition of the final goal Each sub goal was constituted by components which are important for the jump execution (side entrance, repulsion, fall closed and roll and mortal) To all, 7 sub goals were established by the program After that, during the baseline, it was registered the frequency of the jump components of the sub goals which were correctly accomplished Later, it was initiated the intervention phase, in which, after presenting the sub goal for the training session, the athlete was required to execute 4 jumps If the sub goal was reached, the athlete received a cork plate containing the 7 sub goals, in which he could dislocate a picture of a gymnast to the next sub goal In the follow up phase all the intervention procedure was removed, but the data continued to be registered Three of the participants were able to reach all the sub goals considered by the program It was observed an increase on the number of the correctly accomplished components and on the percentage of consecutively accomplished components for most participants The results suggest that the goal setting program was effective to increase the efficiency on the execution of jump components which are correctly reached | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realimentação (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metas (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feedback - (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Goal - (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral evaluation | - |
Título: dc.title | Efeitos de um programa de estabelecimento de metas e feedback na execução de fundamentos esportivos realizados por crianças praticantes de ginástica artística | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: