Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cirino, Marcelo Maia [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Santin Filho, Ourides | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Aguinaldo Robinson de | - |
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Sandys Viana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9204 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973839 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho buscou identificar relações possíveis entre os Estilos de Aprendizagem e a abordagem didática baseada na utilização das NTIC, bem como mapear os Estilos de Aprendizagem dos sujeitos envolvidos na investigação, alunos do segundo ano de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Londrina (PR) Esta análise e os seus desdobramentos foram baseadas principalmente nos estudos realizados por Kolb (1976), Alonso e Galego (22) e Moreira (21) Utilizamos inicialmente como referencial de partida o questionário de Honey-Alonso sobre os Estilos de Aprendizagem: CHAEA, com oitenta questões, aplicado individualmente com cada aluno, a fim de identificar seu estilo principal Numa segunda etapa, utilizamos o software “Reações e Taxas”, do repositório digital PhET Interactive Simulations, para introdução do conteúdo sobre Cinética Química, fornecendo interatividade à abordagem do tema Num terceiro momento, foi aplicado um questionário com nove questões, com o intuito de identificar uma possível relação entre os Estilos de Aprendizagem e as NTIC Os resultados obtidos apontam, inicialmente, para uma relação direta entre Tecnologias Digitais e Estilos de Aprendizagem, ou seja, podemos considerar que a Aprendizagem Significativa é a interface entre eles | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aimed to identify possible relationships between Learning Styles and the didactic approach based on the use of NICT, as well as to map the Learning Styles of the subjects involved in the research, students of the second year of a private school in the city of Londrina (PR) This analysis and its developments were based mainly on the studies carried out by Kolb (1976), Alonso and Galego (22) and Moreira (21) We initially used the Honey-Alonso questionnaire on Learning Styles: CHAEA, with eighty questions, applied individually with each student, in order to identify their main style In a second step, we used the software "Reações e Taxas", from the digital repository PhET Interactive Simulations, to introduce the content on Chemical Kinetics, providing interactivity to the approach of the theme In a third moment, a questionnaire with nine questions was applied, in order to identify a possible relationship between Learning Styles and NICT The results obtained point initially to a direct relation between Digital Technologies and Learning Styles, that is, we can consider that Significant Learning is the interface between them | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Química | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinética química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemical kinetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Tecnologias digitais e estilos de aprendizagem : onde esta a interface | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: