Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pérez Montañez, Amanda [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Cláudia Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Figliolo, Gustavo Javier | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Caio Vitor Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9182 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973814 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No que tange ao processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras - ELE, muitos são os desafios encontrados pelo professor e pelo aluno, uma vez que não basta que este saiba falar, ler e escrever determinada língua, para ser considerado competente comunicativamente De fato, aprendê-la e ensiná-la é muito mais complexo Nessa perspectiva, este trabalho justifica-se pela necessidade de propor um novo olhar, mediante a inserção de contos fantásticos no âmbito das línguas estrangeiras no Ensino Médio, dado que a literatura pode contribuir significativamente, proporcionando ao professor novas dimensões e caminhos, para que o processo de aprendizagem do aluno inclua questões culturais e não apenas linguísticas ou estruturais Para tanto, sugerimos que os educadores avaliem o próprio contexto educacional e criem atividades que possibilitem aos alunos refletirem sobre narrativas sócio históricas, fomentando a arguição crítica, e que elaborarem, de modo criativo, as suas próprias histórias Para atingir o objetivo proposto, o qual visa apresentar sugestões de propostas didáticas com conteúdo literário nas aulas ELE, este estudo fundamenta-se nas ideias de Cereja (25), Brun (24), Guimarães e Batista (212), Jouve (212), Lajolo (1995), e Zilberman (212), referências da área inerente a esta discussão | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrageiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Regarding to the teaching – learning process of foreign languages (TFL), there are a lot of challenges faced by teacher and students, since the student does not only need to learn how to speak, read and write a certain language to be considered communicatively competent In fact, learn and teach a language is much more complex Through this perspective, this research is justified by the need to propose a new look by inserting fantastic tales in the context of foreign language in high school , as the literature can contribute significantly by providing the teacher new dimensions and ways for the student's learning process including cultural issues and not just linguistic or structural For that purpose, it is suggested that educators evaluate their own educational context and create activities that allow students think about socio- historical narratives, fostering critical thinking and create the opportunity for the students make their own stories In order to achieve that purpose, which intention is presenting a suggestion of didactic proposal using literature in TFL classes, this study is based on the ideas of Cereja (25), Brun (24), Guimarães e Batista (212), Jouve (212), Lajolo (1995), e Zilberman (212), references inherent in this discussion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contos latinoamericanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura fantástica latinoamericana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | O conto fantástico latinoamericano no âmbito do espanhol como língua estrangeira : teoria e prática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: