Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Mariana A. Bologna Soares e | - |
Autor(es): dc.contributor | Lorencini Júnior, Álvaro | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Rogério Fernandes de | - |
Autor(es): dc.creator | Figliano, Gabriela Canteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17574 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973810 | - |
Descrição: dc.description | O conceito de Ciência Cidadã está relacionado com a participação pública de não profissionais e cientistas na coleta e análise de dados, colaborando no desenvolvimento dos conhecimentos científicos. No contexto do Ensino de Ciências em Evolução, a Ciência Cidadã pode ser utilizada para contribuir com a Alfabetização Científica através de protocolos que trabalhem a temática evolutiva em sala de aula. Assim, a presente pesquisa buscou analisar projetos de Ciência Cidadã com temáticas evolutivas disponíveis na internet, e sua relação com aprendizagem, além de analisar os níveis de participação dos cidadãos nos projetos de Ciência Cidadã e os potenciais objetivos de aprendizagem de evolução nos projetos. Os resultados foram organizados e discutidos sob a perspectiva da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), construindo Unidades de Contexto para o percurso metodológico e análise dos resultados. Identificamos que pouco foram os protocolos que trabalhavam exclusivamente a temática evolutiva, e que não houve nenhum protocolo que alcançou os níveis máximos de participação e objetivos de aprendizagem. Sendo assim, é necessário que os projetos de Ciência Cidadã em Evolução sejam melhor planejados para que alcancem um maior nível de Alfabetização Científica em Evolução. | - |
Descrição: dc.description | The concept of Citizen Science is related to the public participation of nonprofessionals and scientists in data collection and analysis, collaborating in the development of scientific knowledge. In the context of Teaching Evolutionary Sciences, Citizen Science can be used to contribute to Scientific Literacy through protocols that work on evolutionary themes in the classroom. Thus, the present research sought to analyze Citizen Science projects with evolutionary themes available on the internet, and their relationship with learning, in addition to analyzing the levels of citizen participation in Citizen Science projects and the potential evolution learning objectives in the projects. The results were organized and discussed from the perspective of Content Analysis proposed by Bardin (2016), building Context Units for the methodological path and analysis of results. We were able to identify that there were few protocols that worked exclusively on evolutionary issues, and that there was no protocol that achieved the maximum levels of participation and learning objectives. Therefore, it is necessary that Citizen Science in Evolution projects need to be planned so that they achieve a higher level of Scientific Literacy in Evolution. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Graduação - Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | CCB - Departamento de Biologia Geral | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Relação: dc.relation | Bacharelado | - |
Relação: dc.relation | Curso Presencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência Cidadã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evolução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizen Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evolution | - |
Título: dc.title | Propostas de atividades de ciência cidadã envolvendo evolução biológica: análise dos níveis de participação e dos objetivos de aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: