Pensamento matemático-computacional : uma teorização

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorGereti, Laís Cristina Viel-
Autor(es): dc.contributorLuccas, Simone-
Autor(es): dc.contributorCoelho Neto, João-
Autor(es): dc.contributorMenolli, André Luís Andrade-
Autor(es): dc.creatorBussmann, Christian James de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:44:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:44:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9789-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973802-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa teve como objetivo construir uma teorização tendo como base os processos do Pensamento Matemático Avançado apresentados por Dreyfus (22) e as concepções do Pensamento Computacional (21) A metodologia utilizada foi a da pesquisa especulativa que são declarações teóricas de outras declarações Concluiu-se com a apresentação do Pensamento Matemático-Computacional como uma teorização e algumas de suas características, como relação entre conceito e simbologia, representações concretas, inteirações e observação de padrões, ações que envolvem padrões, reflexões, diálogo e arguição, conexão entre os assuntos da disciplina, experienciação da evolução do pensamento científico, representante genérico, construção da definição, estudo de teoremas, construção da notação e sistema de representações-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research aimed to build a theorizing based on the process of Advanced Mathematical Thinking present by Dreyfus (22) and the conceptions of Computational Thinking (21) The cientific method used was speculative research that was a theorical declarations the others declarations Concludes with the apresentation of Computational-Mathematics Thinking like a theorizing and some features like relation in between concept and simbology, concrete representation, interactions observing patterns, actions that involve patterns, reflactions, dialogue and argument, conections between subjects of discipline, experiment of cientific thought evoluation, generic representation, definiation building, theorem studies, notation building and representation system-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAbstração-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento matemático-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacional-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectAbstraction-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical thinking-
Palavras-chave: dc.subjectComputational thinking-
Título: dc.titlePensamento matemático-computacional : uma teorização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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