Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Gereti, Laís Cristina Viel | - |
Autor(es): dc.contributor | Luccas, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho Neto, João | - |
Autor(es): dc.contributor | Menolli, André Luís Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Bussmann, Christian James de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9789 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973802 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo construir uma teorização tendo como base os processos do Pensamento Matemático Avançado apresentados por Dreyfus (22) e as concepções do Pensamento Computacional (21) A metodologia utilizada foi a da pesquisa especulativa que são declarações teóricas de outras declarações Concluiu-se com a apresentação do Pensamento Matemático-Computacional como uma teorização e algumas de suas características, como relação entre conceito e simbologia, representações concretas, inteirações e observação de padrões, ações que envolvem padrões, reflexões, diálogo e arguição, conexão entre os assuntos da disciplina, experienciação da evolução do pensamento científico, representante genérico, construção da definição, estudo de teoremas, construção da notação e sistema de representações | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aimed to build a theorizing based on the process of Advanced Mathematical Thinking present by Dreyfus (22) and the conceptions of Computational Thinking (21) The cientific method used was speculative research that was a theorical declarations the others declarations Concludes with the apresentation of Computational-Mathematics Thinking like a theorizing and some features like relation in between concept and simbology, concrete representation, interactions observing patterns, actions that involve patterns, reflactions, dialogue and argument, conections between subjects of discipline, experiment of cientific thought evoluation, generic representation, definiation building, theorem studies, notation building and representation system | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abstração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento computacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abstraction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computational thinking | - |
Título: dc.title | Pensamento matemático-computacional : uma teorização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: