
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Limoli, Loredana [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Ivã Carlos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Martha Augusta Corrêa e C. | - |
| Autor(es): dc.creator | Seco, Keity Cassiana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10897 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973786 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar, por meio da teoria semiótica greimasiana, o percurso gerativo de sentido de textos sincréticos musicais, compostos pelos planos de expressão verbal e sonoro musical Essa concepção constitui-se de três níveis: Fundamental, Narrativo e Discursivo, os quais são distintos, mas inter-relacionados Realiza-se, posteriormente, uma comparação intersemiótica entre os resultados obtidos por meio da investigação dos conteúdos significativos existentes nessas duas linguagens É verificada, dessa forma, a intertextualidade e os aspectos argumentativos existentes em ambos Procura-se, portanto, comprovar que diferentes estilos unificados reforçam as estratégias de manipulação, e isso torna o texto híbrido altamente persuasivo O trabalho também oferecerá, ao final, algumas sugestões metodológicas para nortear uma futura aplicação prático-pedagógica, direcionada a professores e graduandos das diversas áreas de linguagens Diante do exposto, a pesquisa que se apresenta deve propor um estudo minucioso da problemática dos mecanismos persuasivos no interior textual Dentro dessa perspectiva, escolheu-se, como corpus de análise, os Jingles do PT, utilizados durante as campanhas eleitorais à presidência da república | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this research is to analyses, through Greimas semiotics theory, the sense of combined musical texts, formed by verbal and not-verbal languages This conception consists of three levels: Basic, Narrative and Discourse, which are distinct but interrelated among themselves After that, a inter-semiotics comparison is made with the results achieved from inquiry of existing significant contents in these two languages It is noticed that inter-textual concept and argumentatives aspects in both of them Therefore, we try to prove that different unified genres strengthen manipulation strategies, making the combined text highly persuasive In the end, this paper proposes some methodological suggestions to guide a future practical-pedagogical application directed to teachers and graduate students of diverse areas of languages Having said that, this research must propose a detailed study of problematic persuasives mechanisms inside the texts Within this perspective, it was chosen as analysis corpus the Labour Party (PT) Jingles, used during electoral campaigns to the presidency of the republic | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação oral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação não-verbal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oral communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nonverbal communication | - |
| Título: dc.title | Os jingles políticos desvelados pela semiótica : uma proposta pedagógica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: