Gênero discursivo: a habilidade de escrever cartas na educação de jovens e adultos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Flávio Luis Freire-
Autor(es): dc.contributorSantana, Andreia da Cunha Malheiros-
Autor(es): dc.contributorSantos, Givan José Ferreira dos-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Maria José Guerra de Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorFurihata, Sandra Aparecida Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:44:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:44:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17880-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973784-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa, utiliza-se da abordagem qualitativa, adotando a pesquisa-ação como método. O foco da pesquisa é o desenvolvimento da leitura e da escrita, utilizando os gêneros discursivos como ferramenta, em especial, a Carta, um dos gêneros mais utilizados na comunicação do cotidiano, atualmente realizada por meio eletrônico. Este trabalho desenvolveu-se para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade de ensino é destinada a uma parcela da população que não teve oportunidade em idade própria ou interrompeu seus estudos, antes de concluírem o Ensino Fundamental ou Médio. Considerando os obstáculos sociais em que vivem esses alunos e da defasagem das práticas discursivas da língua, surgiu a motivação para a realização desta pesquisa. O objetivo é refletir de que maneira os gêneros discursivos podem auxiliar no desenvolvimento das habilidades linguísticas de leitura e escrita na sala de aula. Como objetivos específicos, procuramos elaborar uma proposta didática para apoiar o professor em seu planejamento e implementação de atividades que favoreçam o aprendizado dos alunos; descrever e analisar a aplicação do material didático; analisar a qualificação das produções textuais dos estudantes da EJA. Ressaltamos que os objetivos foram alcançados, considerando a aplicação da proposta e análise das produções. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin (1997) sobre os gêneros discursivos, documentos legais que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa e outros estudiosos, como Geraldi (1993). Esses pesquisadores têm contribuições significativas para o estudo dos gêneros e para embasar a análise e a elaboração da proposta didática.-
Descrição: dc.descriptionThis research uses a qualitative approach, adopting action research as a method. The focus of the research is the development of reading and writing, using discursive genres as a tool, in particular, the Letter, one of the genres most used in everyday communication, currently carried out electronically. It will be developed for students in the final years of Elementary Education in Youth and Adult Education (EJA). This type of education is aimed at a portion of the population that did not have the opportunity at an appropriate age or interrupted their studies before completing Elementary or Secondary Education. Considering the social obstacles in which these students live and the gap in language discursive practices, the motivation for carrying out this research arose. The objective is to reflect on how the discursive genres can help in the development of reading and writing language skills in the classroom. As specific objectives, we try to elaborate a didactic proposal to support the teacher in his planning and implementation of activities that favor the students’ learning; describe and analyze the application of the didactic material; to analyze the qualification of EJA student’s textual productions. We emphasize that the objectives were achieved, considering the application of the proposal and analysis of the productions. The study is based on Bakhtin’s (1997) theoretical assumptions about discursive genres, legal documents that underlie the teaching of the Portuguese language and other scholars, such as Geraldi (1993). These researchers have made significant contributions to the study of genres and to support the analysis and elaboration of the didactic proposal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectGênero discursivo-
Palavras-chave: dc.subjectCarta-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de texto-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectDiscursive genre-
Palavras-chave: dc.subjectLetter-
Palavras-chave: dc.subjectText production-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Título: dc.titleGênero discursivo: a habilidade de escrever cartas na educação de jovens e adultos-
Título: dc.titleDiscursive genre: the ability to write letters in youth and adult education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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