Didática reconstrutivista da história como proposta para a educação antirracista: a aula histórica como meio para o diálogo entre a perspectiva histórico-temporal de Reinhart Koselleck, a consciência histórica e o Adinkra Sankofa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Ronaldo Cardoso-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Regina Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCainelli, Marlene Rosa-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Julia e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:44:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:44:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17979-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973775-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa propõe uma abordagem teórico-metodológica focalizando a intersecção entre a teoria de Reinhart Koselleck e o Adinkra Sankofa, visando contribuir com práticas que incorporem a educação antirracista (Brito, 2021) e a Lei 10.639/03 no ensino de História no Brasil. Com fundamentação em marcos teóricos que dialogam com a História e Historiografia da África, História dos Conceitos e Ensino de História, o estudo abrange conceitos fundamentais como consciência histórica (Rüsen, 2001), Didática Reconstrutivista da História (Schmidt, 2020), espaço de experiência e horizonte de expectativa (Koselleck, 2006). A metodologia engloba revisões bibliográficas e historiográficas, análise de fontes imagéticas, Adinkra Sankofa, e aplicação prática por meio da Aula Histórica (Schmidt, 2020). A pesquisa visa contribuir para o preenchimento de lacunas na literatura acadêmica, explorando a relação teórica entre Koselleck e Jörn Rüsen no contexto do Ensino de História no Brasil, além da contextualização e historicização de Sankofa. Os objetivos abrangem desde a análise da fonte até a possível relação entre Sankofa e Koselleck, proporcionando contribuições que ampliam as fronteiras do conhecimento histórico e pedagógico. A estrutura da pesquisa, distribuída em capítulos, aborda a análise histórica dos conceitos, a contextualização da História da África e suas implicações historiográficas a partir da etnia ashanti e do Adinkra Sankofa, bem como a aplicabilidade da Aula Histórica como instrumento teórico-metodológico para avaliar a consciência histórica dos estudantes. A análise da consciência histórica dos estudantes do Ensino Médio que compuseram a amostra da pesquisa deu-se a partir do desenvolvimento de um conjunto de aulas baseadas num plano previamente elaborado, bem como em outros instrumentos de investigação que continham uma “Tempestade de Ideias” e um “Questionário” valendo-se da perspectiva da Didática Reconstrutivista da História (Schmidt, 2020). Dessa forma, a pesquisa visa, além de abranger diferentes perspectivas teóricas, promover efetivamente práticas pedagógicas inovadoras no Ensino de História, especialmente no contexto contemporâneo, contribuindo para uma educação antirracista e inclusiva.-
Descrição: dc.descriptionThe research proposes a theoretical and methodological approach focusing on the intersection between Reinhart Koselleck's theory and Adinkra Sankofa, aiming to contribute to practices that incorporate anti-racist education (Brito, 2021) and Law 10.639/03 in History teaching in Brazil. With a foundation in theoretical frameworks that engage with the History and historiography of Africa, History of Concepts, and History teaching, the study encompasses fundamental concepts such as historical consciousness (Rüsen, 2001), Reconstructivist Didactics of History (Schmidt, 2020), space of experience and horizon of expectation (Koselleck, 2006). The methodology includes bibliographic and historiographic reviews, analysis of imagery sources, Adinkra Sankofa, and practical application through the Historical Class (Schmidt, 2020). The research aims to contribute to the completion of gaps in academic literature, exploring the theoretical relationship between Koselleck and Jörn Rüsen in the context of History teaching in Brazil, in addition to the contextualization and historicization of Sankofa. The objectives range from the analysis of the source to the possible relationship between Sankofa and Koselleck, providing contributions that expand the boundaries of historical and pedagogical knowledge. The research structure, distributed in chapters, addresses the historical analysis of concepts, the contextualization of the History of Africa and its historiographical implications, Adinkra Sankofa, as well as the Historical Class as a theoretical-methodological instrument to assess students' historical consciousness. The analysis of the historical consciousness of the high school students who made up the research sample was based on the development of a set of classes based on a previously prepared plan, as well as other research instruments that contained a “Brainstorm” and a “Questionnaire” using the perspective of Reconstructionist Didactics of History (Schmidt, 2020). The research aims, in addition to encompassing different theoretical perspectives, to effectively promote innovative pedagogical practices in History teaching, especially in the contemporary context, contributing to an anti-racist and inclusive education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de História-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectAula Histórica-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Histórica-
Palavras-chave: dc.subjectDidática Reconstrutivista da História-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectHistória dos Conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da África e dos afro-brasileiros-
Palavras-chave: dc.subjectSankofa-
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidades-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - História-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - História-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical Class-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical Consciousness-
Palavras-chave: dc.subjectReconstructivist Didactics of History-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-racist Education-
Palavras-chave: dc.subjectHistory Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Concepts-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Africa and Afro-Brazilians-
Palavras-chave: dc.subjectSankofa-
Palavras-chave: dc.subjectTemporalities-
Título: dc.titleDidática reconstrutivista da história como proposta para a educação antirracista: a aula histórica como meio para o diálogo entre a perspectiva histórico-temporal de Reinhart Koselleck, a consciência histórica e o Adinkra Sankofa-
Título: dc.titleReconstructivist didactics of history as a proposal for antiracist education: the historical lesson as a means for dialogue among Reinhart Koselleck's temporal perspective, the historical consciousness and Adinkra Sankofa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.