Programa de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Maria Rita Zoéga [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorGallo, Alex Eduardo-
Autor(es): dc.contributorSant’Ana, Vânia Lúcia Pestana-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Eva Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:44:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:44:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14178-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973769-
Descrição: dc.descriptionResumo: O câncer é a doença com a segunda maior causa de morte no Brasil O impacto do diagnóstico marca o início de uma série de modificações no contexto e o indivíduo deve buscar estratégias de enfrentamento no intuito de recuperar sua condição de saúde No caso do câncer infanto – juvenil, o assunto merece especial atenção Como o indivíduo encontra-se em pleno desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, é importante que aprenda estratégias para lidar com este processo É fundamental garantir condições que incentivem a adesão ao tratamento, autonomia e adaptação às atividades de rotina No contexto escolar, preparar professores e colegas, pode ser uma das estratégias para auxiliar a readaptação da criança a este ambiente O presente trabalho será apresentado em duas partes, sendo a primeira, a elaboração de um programa sob o enfoque na Análise do Comportamento para a orientação de professores para a reinserção do aluno com câncer A segunda parte traz um panorama sobre propostas de orientação de professores e discorre sobre a elaboração de uma estratégia de orientação pautada no conceito do comportamento governado por regras Em ambos os estudos, foi possível verificar a necessidade de orientação aos professores, com o fornecimento de informação sobre aspectos gerais da patologia e da resolução de situações que envolvem o aluno com câncer no ambiente escolar Professores com habilidades para promover a adaptação da criança ao contexto acadêmico, após o tratamento oncológico, podem propiciar condições para a aprendizagem e o desenvolvimento global do indivíduo Espera-se que o presente estudo contribua para a discussão de estratégias mais eficazes que facilitem a adaptação de pacientes durante o tratamento oncológico-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Cancer is the disease the second leading cause of death in Brazil The impact of the diagnosis marks the beginning of a series of changes in the context and the individual must seek coping strategies in order to recover their health In the case of infant cancer - juvenile, it deserves special attention As the individual is in full development and socials emotional skills, it is important to learn strategies for dealing with this process It is essential to ensure that conditions encourage a treatment adherence, autonomy and adaptation routine activities In the school context, preparing teachers and peers, may be a strategy to assist the rehabilitation of the child in this environment This work will be presented in two parts, the first, the development of a program with a focus in Behavior Analysis for the guidance of teachers to rehabilitate the student with cancer The second part presents an overview of proposed guidelines for teachers and discusses the development of strategy guided guidance on the concept of rule-governed behavior In both studies, we found the need for guidance to teachers, by providing information on general aspects of pathology and resolution of situations involving the student with cancer at school Teachers with skills to promote the child's adaptation to the academic context, after cancer treatment, can provide conditions for learning and overall development of the individual It is hoped that this study contributes to the discussion of more effective strategies to facilitate the adaptation of patients during cancer treatment-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationAnálise do Comportamento-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Biológicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Análise do Comportamento-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do comportamento-
Palavras-chave: dc.subjectCâncer-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectBehavioral analysis-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectOrientation (Psychology)-
Palavras-chave: dc.subjectRules (Psychology) - Psychological aspects-
Palavras-chave: dc.subjectCancer in children-
Título: dc.titlePrograma de orientação para professores para a reinserção escolar de alunos com câncer-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.