Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Torres, Eloiza Cristiane [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Vitaliano, Célia Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Moura, Jeani Delgado Paschoal | - |
Autor(es): dc.contributor | Shimazaki, Elsa Midori | - |
Autor(es): dc.contributor | Vitaliano, Célia Regina [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Juliana Santiago de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973768 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar como tem se dado o processo de inclusão de alunos com Sindrome de Down (SD) no ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a partir da caracterização das percepções e práticas de professores de Geografia que tem alunos com SD em suas salas de aula Para tanto, buscou-se caracterizar as percepções desses professores acerca do processo de inclusão de alunos com SD; identificar suas práticas pedagógicas frente ao processo de inclusão do referido público escolar; verificar o apoio pedagógico disponibilizado aos docentes, tal como suas respectivas percepções acerca do processo de formação para a inclusão de alunos com SD Constata-se que são escassas as literaturas em que tenham como tema a inclusão de alunos com SD no ensino de Geografia e, diante das políticas inclusivas existentes e da recorrente falta de formação docente questiona-se: como o professor de Geografia tem percebido o processo de ensino e aprendizagem de alunos com SD, sob a perspectiva inclusiva? A partir dessa premissa, a delimitação do repertório teórico envolve compreender o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), assim como a formação de professores no contexto investigado Discute-se também as possibilidades de ações práticas que favoreçam a inclusão de alunos com NEE em contexto amplo e no ensino de Geografia O levantamento teórico também versa acerca da Deficiência Intelectual (DI) e da SD a partir de um diálogo com a concepção histórico-social, em que busca enaltecer as potencialidades que o indivíduo apresenta no processo de aprendizagem em detrimento de suas características patológicas A pesquisa trata-se, portanto, de um estudo de caso, realizada na cidade de Londrina/PR, a qual teve como aporte metodológico para a obtenção dos dados da pesquisa entrevistas semiestruturadas com os professores participantes, e sessões de observações diretas não-participativas em sala de aula O universo de análise conta com três professores da rede estadual de ensino, que atuaram em duas escolas nos anos de 216 e 217, cada qual com uma aluna com SD A partir dos objetivos e dos procedimentos propostos para a pesquisa em tela, os dados coletados foram organizados e analisamos por meio da Análise de Conteúdo, os quais foram ordenados em quatro categorias de análise, seguidos por suas subcategorias Constatou-se a falta de orientação frente ao processo inclusivo, tanto na formação inicial, quanto nas formações continuada e em serviço Verifica-se também que, apesar de não compreenderem o conceito e o processo de inclusão, alguns resultados se mostraram positivos no que concerne à adaptação curricular, avaliação e disposição frente ao processo Entretanto, outros resultados foram negativos quanto ao processo investigado, demonstrando cada vez mais a necessidade de orientação e formação adequados para a efetivação do processo de inclusão Almeja-se que o presente estudo possa contribuir com as práticas pedagógicas de professores de Geografia e demais áreas para favorecer o processo de inclusão de alunos com SD | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present research aims to investigate the process of inclusion of students with Down Syndrome in the Final Years of Elementary and Secondary Education, based on the perceptions and practices of Geography teachers In order to do so, we sought to characterize the perceptions of these teachers about the process of inclusion of students with Down Syndrome; identify their pedagogical practices in relation to the process of inclusion of the mentioned school public; to verify the pedagogical support provided to the teachers, as well as their respective perceptions about the training process for the inclusion of students with Down Syndrome It is estimated that there are 3, people with Down Syndrome in Brazil (8 births per year) and it is noticed that there are few literature on the inclusion of students with Down Syndrome in Geography teaching and, Existing inclusive policies and the recurrent lack of teacher training is questioned: how has the Geography teacher perceived the teaching and learning process of Down Syndrome students from an inclusive perspective? From this premise, the delimitation of the theoretical repertoire involves understanding the process of inclusion of students with Special Educational Needs, as well as the training of teachers in the researched context It also discusses the possibilities of practical actions that favor the inclusion of students with Special Educational Needs in a broad context and in the teaching of Geography The theoretical study also deals with Intellectual Disability and Down Syndrome based on a dialogue with the social-historical conception, in which it seeks to extol the potentialities that the individual presents in the learning process to the detriment of their pathological characteristics It is therefore a case study, which had as a methodological contribution to obtain the research data semi-structured interviews with the participating teachers, and sessions of direct non-participatory observations in the classroom The analysis universe has three teachers from the state education network, who work in two schools, each with a student with Down Syndrome Based on the objectives and procedures proposed for the screen survey, the data collected were organized and analyzed through Content Analysis, which were ordered in four categories of analysis, followed by their subcategories The results show the lack of orientation towards the inclusive process, both in initial training and in continuing and in service training It is also verified that, although they did not understand the concept and the process of inclusion, some results were positive with respect to curricular adaptation, assessment and disposition towards the process However, other results were negative regarding the process investigated, showing more and more the need for adequate orientation and training to make the inclusion process effective It is hoped that the present study can contribute to the pedagogical practices of teachers of Geography to favor the process of inclusion of students with Down Syndrome | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Geografia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Down, Síndrome de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography - Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Down syndrome | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Percepções e práticas de professores da rede básica acerca do ensino de geografia para alunos com síndrome de down : um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: