Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cesário, Ana Cleide Chiarotti [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rosane Borges da | - |
Autor(es): dc.contributor | Lanza, Fábio | - |
Autor(es): dc.contributor | Bernardo, Teresinha | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ana Maria Chiarotti de | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Silvia Elaine Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8561 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973758 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho aborda aspectos específicos da condição da mulher negra no Brasil, por meio das práticas e formações discursivas da revista Eparrei, veículo de comunicação da Casa de Cultura da Mulher Negra na cidade de Santos, no estado de São Paulo Nossa discussão centra-se em quais seriam as estratégias discursivas (formações discursiva e ideológica) utilizadas pela Revista Eparrei para produzir (novos) sentidos no imaginário social brasileiro e na memória coletiva acerca da mulher negra Mostra como a análise da revista dá acesso à produção de sentidos sobre relações de raça e gênero na sociedade brasileira, revelando um discurso de resistência aos marcadores sociais dominantes e padrões hegemônicos Indica, na trama textual dos editoriais da revista, novos sentidos que podem ser tomados como referenciais de identidade e prática política Um discurso perpassado por outros discursos transversos cujas origens estão nas tradições afro-brasileiras e que busca a afirmação da mulher negra e a contra hegemonia à formação ideológica que dá sustentação ao racismo Com essa leitura, não podemos deixar de notar o silenciamento em torno do Estatuto da Igualdade Racial, o que sugere uma crítica ou rejeição a esse instituto jurídico Concluímos que, assim como a atuação do racismo no Brasil, se dá no subentendido, no implícito e nas ações cotidianas, os editoriais da revista Eparrei utilizam, sugerem e defendem a sutileza para romper com o imaginário negativo que circunda cidadãos, negros e negras | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper addresses specific aspects of the condition of black women in Brazil, through the practices and discursive formations magazine Eparrei vehicle communication Casa de Cultura da Mulher Negra in the city of Santos, in São Paulo Our discussion focuses on what are the discursive strategies (discursive and ideological formations) used to produce the magazine Eparrei (new) ways in Brazilian social imagery and collective memory about the black woman Shows how the analysis of the magazine gives access to the production of meanings about race and gender relations in Brazilian society, revealing a discourse of resistance markers dominant social and hegemonic patterns Indicates, the plot of textual magazine's editorial, new directions that can be taken as benchmarks for identity and political practice A discourse permeated by other discourses transverse whose origins are in the african - Brazilian traditions and seeking affirmation of black women and against the hegemonic ideological formation that supports racism With this approach, we can not help noticing the silence around the Racial Equality Statute, which suggests a criticism or rejection of this legal institute We conclude that, like the role of racism in Brazil, takes the subtext, the implicit and in everyday actions, the magazine's editorial Eparrei use, suggest and defend the subtlety to break the negative imagery surrounding citizens, black men and women | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women, Black | - |
Título: dc.title | Raça e gênero : olhares e sentidos na revista Eparrei | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: