Sonha a ficção científica com um futuro pós-humano

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Bárbara Cristina [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Alamir Aquino-
Autor(es): dc.contributorLima, Ricardo Augusto de-
Autor(es): dc.creatorCruz, Hermar Augustinho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:43:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:43:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10491-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973740-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta Dissertação parte dos diversos modos de representação do “homem pós-humano”, teoria nascida nos estudos acerca da realidade científica atual, especialmente na área da biotecnologia, – que busca formas de conectar organismos biológicos com sistemas artificiais –, a fim de refletir sobre as suas idealizações imaginárias na literatura e no cinema de Ficção científica, especialmente em obras reconhecidas como precursoras dessa concepção Para aprofundar a discussão de um modo comparativo, analisa-se o conto “A Mosca” e as suas duas versões cinematográficas – Newman, 1958 e Cronenberg, 1986 – no contexto da engenharia genética com a digitalização e a teoria da informação O objetivo final é levantar uma discussão a respeito do homem atual como proposto pela corrente crítica do pós-humanismo, com a Ficção científica produzida entre o início do século XIX até os finais do século XX-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation starts from the different modes of representation of the “posthuman man”, a theory born in studies about the current scientific reality, especially in the area of biotechnology, – which seeks ways to connect biological organisms with artificial systems – in order to reflect on his imaginary idealizations in science fiction literature and cinema, especially in works recognized as precursors of this conception To deepen the discussion in a comparative way, we analyze the short story “A Mosca” and its two cinematographic versions – Newman, 1958 and Cronenberg, 1986 – in the context of genetic engineering with digitization and information theory The final objective is to raise a discussion about the current man as proposed by the critical current of post-humanism, with Science Fiction produced between the beginning of the 19th century until the end of the 2th century-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica-
Palavras-chave: dc.subjectHistória e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectBiotecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura comparada-
Palavras-chave: dc.subjectPós-humano-
Palavras-chave: dc.subjectScience fiction-
Palavras-chave: dc.subjectBiotechnology-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature, Comparative-
Palavras-chave: dc.subjectPosthuman-
Palavras-chave: dc.subjectHistory and criticism-
Título: dc.titleSonha a ficção científica com um futuro pós-humano-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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