Irracionais e frações contínuas no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorAlves, Michele de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Antonio Marcos Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:43:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:43:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14464-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973701-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nesta Dissertação , apresenta-se um estudo sobre os números irracionais e a teoria das frações contínuas, com possibilidades de aplicação ao Ensino Médio, ao mesmo tempo demonstrando algumas de suas propriedades e revisando um pouco da sua história A propriedade de ser a melhor aproximação de um número para um dado denominador faz dos convergentes de uma fração contínua um tópico interessante para conduzir a ideia de aproximação na educação básica Pretende-se com esse trabalho oferecer uma visão de números irracionais no Ensino Médito, propiciando uma alternativa à de expansões decimais não-periódicas, com intuito de preencher uma lacuna no entendimento da distinção entre números racionais e irracionais-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation presents a study of irrational numbers with the theory of continued fractions, with possibilities of application in high school, demonstrating some of its properties and revising part of its history The property of being the best approximation of a number of a given denominator that the convergents of a continued fraction have allows for an interesting way to conduct the idea of approximation in basic education The intention of this work is to provide a vision of irrational numbers for high-school teaching, providing an alternative to the non-periodic decimal expansions, in order to fill a gap in the understanding of distinction between rational and irrational numbers-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros irracionais-
Palavras-chave: dc.subjectFrações contínuas-
Palavras-chave: dc.subjectIrrational numbers-
Palavras-chave: dc.subjectContinued fractions-
Palavras-chave: dc.subjectSequences (Mathematics)-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Título: dc.titleIrracionais e frações contínuas no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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