Projeto de letramento para uma mudança de olhar : um artefato para o combate ao bullying

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Cláudia Lopes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Elvira Lopes-
Autor(es): dc.contributorStorto, Letícia Jovelina-
Autor(es): dc.creatorMaimone, Ivone Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:43:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:43:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9056-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973693-
Descrição: dc.descriptionResumo: A educação está submersa em grandes desafios, dentre os quais, está o bullying escolar Propor projetos para discutir o tema é uma necessidade das escolas públicas e uma exigência governamental que busca por meio de leis específicas combater o problema Na tentativa de contribuir para a discussão do bullying, na escola em que atuamos como professora de Língua Portuguesa, desenvolver um projeto de letramento temático se fez necessário Para tanto, foram desenvolvidas atividades com a leitura e a produção de textos de gêneros modais e multimodais que trataram dessa problemática e que possibilitaram “multiletramentos” (ROJO, 212) dos alunos Sob uma perspectiva enunciativa da linguagem e da noção de gênero discursivo, de Bakhtin (1997), também da concepção de letramento proposta por Street (214), defendida por pesquisadores brasileiros e ampliada por alguns linguistas, como Rojo e Moura (212), assim como da proposta de trabalho pedagógico a partir de projetos de letramento (KLEIMAN, 21) e de pesquisas sobre o fenômeno bullying, foi elaborado como material didático um caderno pedagógico O percurso metodológico foi o da pesquisa-ação, concebida e realizada em estreita associação com a resolução do problema coletivo bullying escolar Para avaliar os resultados da implementação do projeto, foram aplicados dois questionários aos alunos (um antes e outro depois) A partir da tabulação dos dados obtidos da aplicação, foi observado que os alunos mudaram de forma positiva sua atitude em relação ao bullying e houve uma melhora significativa em suas práticas de linguagem-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Education is subject to great challenges, among which is school bullying Proposing projects to discuss the topic is a necessity for public schools and a governmental requirement that seeks through specific laws to combat the problem even if by coercive force In an attempt to contribute to the discussion of bullying, at the school where we work as a Portuguese language teacher, a thematic literacy project was proposed, entitled “Respecting the other” To this end, activities were developed with the reading and production of texts of modal and multimodal genres that dealt with this problem and that enabled “multi-tools” (ROJO, 212) of students Under an enunciative perspective of language and the notion of discursive genre, by Bakhtin (1997), also the concept of literacy proposed by Street (214), defended by Brazilian researchers and expanded by some linguists, such as Rojo and Moura (212), as well the pedagogical work proposal based on literacy projects (KLEIMAN, 21) and research on the bullying phenomenon, a pedagogical notebook was prepared as didactic material The methodological path traced was that of action research, conceived and carried out in close association with the resolution of the collective problem of school bullying To assess the results of the project's implementation, two questionnaires were applied to the students (one before and one after) From the tabulation of the data obtained from the application, it was concluded that the students positively changed their attitude towards bullying and that there was a significant improvement in their language practices-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBullying nas escolas-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de letramento-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBullying in schools-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy projects-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Título: dc.titleProjeto de letramento para uma mudança de olhar : um artefato para o combate ao bullying-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.