Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Sheila Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Paulo Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Grande, Paula Baracat de [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Jorge, Cláudia Peres Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8856 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973665 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa investiga uma iniciativa de formação continuada de professores do Ensino Fundamental I buscando caracterizar e analisar quais eventos de letramento constituem o curso que integra um projeto de formação de leitores promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, no qual os professores participantes são encarregados da mediação de leitura aos alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do município Os dados foram gerados a partir de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa de orientação etnográfica (GARCEZ, 215; SCHULZ, 215), que apresenta em sua análise o contexto situado de uma proposta de formação continuada de professores, por meio de reuniões mensais Para tanto, no primeiro momento, a discussão foi conduzida a partir do referencial teórico dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 215), em especial os que focalizam o trabalho docente no que tange à perspectiva da Linguística Aplicada (KLEIMAN, 27, 25; VIANNA etal, 216) Sobre a formação de professores, no segundo momento, foram analisados os eventos de letramento que ocorreram durante esses encontros, buscando refletir sobre a formação continuada como uma das fontes de saberes adquiridos e compartilhados pelos docentes A partir das observações realizadas, entendemos que tais práticas de formação de professores podem se configurar como espaços potenciais para a reflexão do trabalho docente, apropriações culturais e de construção coletiva, desenvolvidas de acordo com a sua realidade de trabalho, assim instituindo sua representatividade profissional | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research investigates a continuing education initiative for elementary school teachers seeking to characterize and analyze which literacy events constitute the course that integrates a reader training project promoted by the Londrina Municipal Education Department, in which the participating teachers are in charge of reading mediation to the students of kindergarten and elementary school of the public schools of the municipality The data were generated from a field research of qualitative nature of ethnographic orientation (GARCEZ, 215; SCHULZ, 215), which presents in its analysis the situated context of a proposal of continuing education of teachers, through monthly meetings Therefore, in the first moment, the discussion was conducted from the theoretical framework of New Literacy Studies (STREET, 215), especially those that focus the teaching work with respect to the perspective of Applied Linguistics (KLEIMAN, 27, 25; VIANNA et al, 216) About teacher education, in the second moment, the literacy events that occurred during these meetings were analyzed, seeking to reflect on continuing education as one of the sources of knowledge acquired and shared by teachers From the observations made, we understand that such practices of teacher education can be configured as potential spaces for the reflection of teaching work, cultural appropriations and collective construction, developed according to their working reality, thus establishing their professional representativeness | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Applied Linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Título: dc.title | Práticas de letramento docente : saberes do professor compartilhados na formação continuada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: