Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Ângela Meneghello | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Diego Fogaça | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Andressa Cordeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16460 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973654 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação apresenta um estudo sobre a aprendizagem Matemática tendo como base artigos publicados no periódico Bolema da área de Educação Matemática no período de 213 a 217 A problemática que orientou esta pesquisa foi : que aspectos apresentados pelos autores/pesquisadores de artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217 caracterizam a aprendizagem Matemática? Os procedimentos metodológicos foram baseados na Análise de Conteúdo, a partir da qual foi desenvolvida uma interpretação qualitativa Os dados foram obtidos por meio de fragmentos retirados dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217, que apresentaram a expressão “aprend” ou “learn” em seu corpo textual De um total de 31 artigos que estão disponíveis no acervo do periódico nesses cinco anos, foram selecionados 291 artigos que contiveram as expressões “aprend” ou “learn”, dos quais 7 artigos apresentaram pelo menos duas das características de aprendizagem que emergiram dos dados, cujo estes compõem o nosso corpus Quanto aos resultados, os primeiros movimentos com o corpus evidenciaram quatro características de aprendizagem Matemática: “quem aprende”; “o que aprende”; “em que contexto aprende” e “como aprende” O segundo movimento que emergiu da primeira análise, revelaram o entrelace da aprendizagem com o ensino Os resultados indicaram que os autores / pesquisadores dos artigos publicados no periódico Bolema nos anos de 213 a 217 publicaram sobre a aprendizagem Matemática enfatizando os sujeitos da aprendizagem, por exemplo: os alunos do Ensino Fundamental, os licenciandos em Matemática e os professores que ensinam Matemática Tais sujeitos aprendem sobre conceito matemático, conteúdo matemático e prática docente Pode-se observar tal fato em contextos como as abordagens / tendências da Educação Matemática, em comunidades práticas, no estágio supervisionado e com produto educacional por meio da Resolução de Problemas, da Investigação Matemática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Quem se destaca para ensinar esses sujeitos é o pesquisador e o professor pesquisador | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation presents a study about mathematical learning based on articles published in the periodical Bolema of the area of Mathematics Education from 213 to 217 The problem that guided this research was: what aspects presented by the authors / researchers of articles published in the journal Bolema in the years 213 to 217 characterize mathematics learning? The methodological procedures were based on Content Analysis, from which a qualitative interpretation was developed The data were obtained through fragments taken from the articles published in the periodical Bolema in the years of 213 to 217, which presented the expression "aprend" or "learn" in their textual body From a total of 31 articles that were available in the journal's collection in those five years, 291 articles were selected that contained the terms "aprend" or "learn", of which 7 articles presented at least two of the learning characteristics that emerged from the data, whose members make up our corpusAs for the results, the first movements with the corpus evidenced four characteristics of learning Mathematics: "who learns"; "What he learns"; "In what context he learns" and "how he learns" The second movement that emerged from the first analysis, revealed the interweaving of learning and teaching The results indicated that the authors / researchers of the articles published in the periodical Bolema in the years of 213 to 217 published on Mathematics learning emphasizing the subjects of learning, for example: elementary school students, Mathematics graduates and teachers who teach Mathematics Such subjects learn about mathematical concept, mathematical content and teaching practice One can observe this fact in contexts such as Mathematics Education approaches / trends, in practical communities, in the supervised stage and with educational product through Problem Solving, Mathematical Research and Information and Communication Technologies (ICT) Who stands out to teach these subjects is the researcher and the teacher researcher | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Título: dc.title | Um estudo sobre a aprendizagem matemática no periódico Bolema nos anos de 2013 a 2017 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: