
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sordi, Mara Regina Lemes de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Berbel, Neusi Aparecida Navas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teruya, Teresa Kazuko | - |
| Autor(es): dc.creator | Camargo, Marcela Pedroso de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13472 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973624 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O foco da presente pesquisa é a formação pedagógica necessária ao docente universitário A pesquisa desenvolveu-se em torno do seguinte problema: Qual é a perspectiva institucional da Universidade Estadual de Londrina no que tange à formação pedagógica de seus docentes? O objetivo geral do estudo é analisar criticamente questões relativas à perspectiva institucional da docência universitária e sua respectiva formação pedagógica nessa Universidade Estadual de Londrina Para isto, utilizou-se um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, a qual direcionando o olhar em relação à formação pedagógica, além de cinco entrevistas semiestruturadas com professores que estão em cargos da administração da universidade focalizada, com o intuito de evidenciar como a formação pedagógica é concebida pela instituição Para a análise dos dados, utilizou-se o método hermenêutico-dialético, por possibilitar uma aproximação com a realidade O estudo confirmou o que a literatura evidencia: que a formação pedagógica é fundamental na formação do docente universitário, mas poucas são as ações voltadas a esta direção nas instituições de ensino superior Diante da análise e dos resultados obtidos, considera-se que alguns aspectos se destacaram mais até aqui, entre eles, a preocupação em relação à qualidade do ensino, uma vez que foi abordada por todos os colaboradores da pesquisa Evidencia-se que há uma preocupação institucional no que se refere à qualidade de ensino praticado na graduação No que diz respeito à formação pedagógica dos docentes universitários, constata-se até o momento que não existem ações efetivas, mas apenas algumas iniciativas isoladas de movimentos em direção a esta questão Apesar de as iniciativas ainda não serem suficientes, é preciso valorizá-las, pois visto que abrem caminho para novas atitudes frente à formação pedagógica | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The focus of this work is the pedagogical training required for college professors The research was developed around the following issues: what is the institutional perspective of Londrina State University related to the pedagogical training of their professors? The objective was to critically analyze issues related to institutional perspective of university teaching and their pedagogical training at State University of Londrina For this, it was used a qualitative, exploratory and descriptive study, consulting institution´s documents which we direct our gaze in relation to teacher training, besides five semi-structured interviews with teachers who work at the chosen university, aiming to show how pedagogical training is concepted by the institution In order to analyse data, it was used an hermeneutic-dialectic method, because it allows an approximation to reality This study has confirmed what literature shows: that pedagogical training is essential to teacher´s education, especially training of university professor, but there are few actions directed to this direction in high education institutions Due to analysis and results obtained, it is considered that some of them appear more, among them the concern about quality of education, since it was addressed by all employees of this research It is evident that there is an institutional concern regarding the quality of teaching practiced at graduation What refers to pedagogical training of university teachers, it seems so far that there are no effective actions, but only some initiatives of movements toward this issue Although initiatives are not yet sufficient, it is necessary to value them, because they open way for new attitudes towards pedagogical training | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Educação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corpo docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores universitários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Faculty | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | College teachers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Training of | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges - Teacher training | - |
| Título: dc.title | Docência universitária e formação pedagógica : um olhar para a Universidade Estadual de Londrina | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: