Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios | - |
Autor(es): dc.contributor | Monteiro-Plantin, Rosemeire Selma | - |
Autor(es): dc.contributor | Guidotti, Arelis Felipe Ortigoza | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios [Coorientador] | - |
Autor(es): dc.creator | Guiotti, Lucas Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8388 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973618 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Muitos estudos assinalam a relevância de ensinar e de aprender uma língua estrangeira/adicional em contexto, sinalizando a indissociabilidade da língua e da cultura (DURÃO, 22; FERREIRA, 212, 218; ARAÚJO, FIGUEIREDO, 215; SILVA, 216) Uma vez que toda aprendizagem de uma língua (materna e estrangeira/adicional) se baseia em vivências, experiências, ideologias, tradições, olhares, sentimentos e comportamentos compartilhados e acordados por determinada comunidade linguística (HALL, 1993), contemplar os culturemas (FERREIRA, 218) nas aulas vem a corroborar com a completude do ensino da língua-meta, possibilitando-lhe maior fluência e repertório léxico-fraseológico-cultural-pragmático e, consequentemente, otimizando o processo de ensino e aprendizagem Desse modo, esta pesquisa destaca alguns culturemas presentes em expressões idiomáticas, sobretudo, os que versam sobre gastronomismos, viabilizados por um aplicativo para smartphones desenvolvido à luz de uma perspectiva intercultural para o processo de ensino e aprendizagem de língua alemã Nesse sentido, a metodologia empregada para dar forma ao produto educacional (aplicativo para smartphones) está organizada em quatro partes, a saber: apresentação do conceito de expressão idiomática, contextualização de seu uso por meio de curiosidades ou sobre sua origem, exemplo de como ela frequentemente aparece na língua-meta, e, por fim, uma atividade para ilustrar o conteúdo abordado Como é possível aprofundar e otimizar estudos científicos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de culturemas, este trabalho reitera a necessidade de implementar e dominar culturemas em alemão, pois os benefícios que se almejam com o uso do aplicativo em questão são, por exemplo, desde o desenvolvimento da própria competência comunicativa na língua-meta, como maior motivação do aprendiz e até o estímulo ao respeito à diversidade linguístico-cultural, evitando, combatendo ou minimizando estereótipos e preconceitos Em suma, espera-se, com a presente pesquisa, ter contribuído com o processo de ensino e aprendizagem de alemão sob o viés dos culturemas, sobretudo gastonomismos, por meio de um aplicativo para smartphones | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: A lot of studies indicate the relevance of teaching and learning a foreign / additional language in context, signaling the inseparability of language and culture (DURÃO, 22; FERREIRA, 212, 218; ARAÚJO, FIGUEIREDO, 215; SILVA, 216) Since all language learning (native and foreign / additional) is based on experiences, ideologies, traditions, looks, feelings and behaviors shared and agreed upon by a certain linguistic community (HALL, 1993), to contemplate culturemes (FERREIRA, 218) in classes corroborates the completeness of the teaching of the target language, enabling greater fluency and lexical-phraseological-cultural-pragmatic repertoire and, consequently, optimizing the teaching and learning process In this way, this research highlights some culturemes present in idiomatic expressions, especially those that deal with gastronomism, made possible by an application for smartphones, developed from an intercultural perspective for the process of teaching and learning the German language In this sense, the methodology used to shape the educational product (application for smartphones) is organized in four parts: presentation of the concept of idiomatic expression, contextualization of its use through curiosities or about its origin, an example of how it often appears in the target language and, finally, an activity to illustrate the content covered It is possible to deepen and optimize scientific studies related to the process of teaching and learning culturemes and this work reiterates the need to implement and master culturemes in German, since the benefits that are sought with the use of the application are, for example, since the development of their own communicative competence in the target language, as the greatest motivation of the learner until the encouragement of respect for linguistic-cultural diversity, avoiding, fighting or minimizing stereotypes and prejudices In short, with this research, we hope to have contributed to the process of teaching and learning German under the bias of culture, especially gastonomism, through an application for smartphones | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua alemã | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culturema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultereme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | German language | - |
Título: dc.title | Culturemas no processo de ensino e aprendizagem de alemão : Kult : língua e cultura alemã em app | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: