GAIA lições aprendidas : um framework para gerência de lições aprendidas no processo de desenvolvimento de software

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Rodolfo Miranda de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorFelinto, Alan Salvany-
Autor(es): dc.contributorZarpelão, Bruno Bogaz-
Autor(es): dc.contributorMiani, Rodrigo Sanches-
Autor(es): dc.creatorGóes, Anderson de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:43:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:43:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14423-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973615-
Descrição: dc.descriptionResumo: Atualmente, tendo como base o mercado mundial, as organizações que trabalham com o desenvolvimento de software estão cada vez mais cercadas por riscos e desafios Riscos referentes ao tempo de desenvolvimento, ao custo, ao trabalho e principalmente da manutenção de uma mão de obra qualificada E, desafios, em sempre buscar um produto na qualidade que seja competitivo no mercado Com isso, realizar a Gestão do Conhecimento (GC), dentro dessas organizações, deixou de ser apenas um diferencial, uma opção de qualidade, e se tornou uma necessidade diária para essas empresas Para suprir essas necessidades e fornecer os subsídios necessários para a prática de GC, este estudo tem como objetivo apresentar o framework GAIA Lições Aprendidas (GAIA LA), cuja funcionalidade principal é aplicar a prática de Lições Aprendidas (LA), de forma gradativa e incremental dentro do Processo de Desenvolvimento de Software (PDS), aumentando a qualidade do software gerado e consequentemente o conhecimento dentro da empresa Para isso, são definidos cinco níveis de maturidade, sete serviços, um Questionário de Avaliação Diagnóstica (QAD), um checklist de avaliação, um processo de implantação, indicadores de desempenho e a opinião dos usuários Para tal, a aplicação e validação desse modelo foram realizadas na fábrica de software GAIA, pertencente ao Departamento de Computação (DC) da Universidade Estadual de Londrina Com os resultados iniciais coletados, pode-se observar que o framework atende aos requisitos essenciais para elevar o grau da Gestão de Lições Aprendidas (GLA) dentro de um PDS, visando aumentar o “conhecimento” das empresas, fazendo com que o mesmo, não permaneça, apenas, com seus idealizadores, e sim, se torne um patrimônio pertencente à organização-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Nowadays, software development companies are surrounded by increasing risks and challenger Risks related to development time, cost, labor, and especially maintaining a qualified workforce To challenges always get a quality product that is competitive with the market With this, perform the Knowledge Management (KM) within these organizations no longer just a difference a quality option, and has become a daily necessity for these companies To address these needs and provide the necessary support for the practice of KM, this study aims to present the framework GAIA Lessons Learned (GAIA LL) Whose main functionality is to apply to the practice of Lessons Learned (LL) gradually and incrementally within the Software Development Process (SDP) increasing the quality of software generated and consequently the "knowledge" within the company This clearly defined five levels of maturity, seven services, a Questionnaire Diagnostic Assessment (QDA) a checklist evaluation, a process of implementation, performance indicators and the opinion of users For this purpose, application and validation of this model was carried out in the factory software GAIA at the Department of Computing (DC), State University of Londrina The initial results show that framework meets the essential requirements to increase the degree of Management Lessons Learned (GLA) in a PDS, to increase the "knowledge" of companies making the same, there remains only its creators, but rather becomes a patrimony belonging to the organization-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationCiência da Computação-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectFramework (Programa de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de software-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectFramework (Computer program)-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware engineering-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Título: dc.titleGAIA lições aprendidas : um framework para gerência de lições aprendidas no processo de desenvolvimento de software-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.