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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinto, Léia Aparecida Veiga [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Antonello, Ideni Terezinha | - |
| Autor(es): dc.contributor | Endlich, Ângela Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Lemes, Lino Antonio Batista | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9524 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973607 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa objetivou analisar a integração Maringá-Sarandi na questão da mobilidade urbana metropolitana nos Planos de Mobilidade Urbana de Maringá e Sarandi, e no PDUI da RM de Maringá, elaborados entre 22 e 222 A realização do estudo partiu do interesse em entender a aplicação do planejamento territorial urbano no contexto da realização de diversos planos voltados para uma nova forma de pensar o futuro das cidades, em processo ao mesmo tempo técnico e político O estudo se torna relevante ao abordar os instrumentos exigidos legalmente como a participação da sociedade civil, ampla divulgação e publicidade de dados Ao pensar a mobilidade urbana e interurbana, é preciso propor alternativas para otimizar o deslocamento das pessoas no espaço, a fim de tornar as cidades mais acessíveis e inclusivas a todos os cidadãos A pesquisa pautada na abordagem qualitativa, foi realizada com fontes secundárias, apreendendo a realidade e destacando os fatos como construções históricas produzidas pela ação humana Para isso, foram observadas as fases de preparação dos planos, com base nos arquivos disponibilizados Verificou-se que Maringá e Sarandi possuem intensa integração e conurbação Ao polarizar as oportunidades de trabalho e estudos, Maringá atrai a mão de obra dos municípios limítrofes e afasta a população de menor poder aquisitivo para as cidades periféricas, devido a sua histórica política socioespacial vinculada à especulação imobiliária No sentido dos dados levantados pesquisados e analisados, foi possível inferir que Sarandi, apresentam características de uma cidade dormitório No entanto, não há a devida integração física-territorial A formatação territorial do plano de colonização da CTNP resultou em um excesso de protagonismo do município polo que atualmente, entro outras coisas, se reflete em uma acentuada disparidade na atração de investimentos, oferta de empregos e serviços ao longo da Região Metropolitana de Maringá Após a realização dos planos, cabe questionar se serão efetivamente institucionalizados, ou se serão alterados ou descaracterizados no processo legislativo E ao longo dos anos, como serão colocados em prática, já que ocorre influência de agentes que participam da ocupação do espaço, em detrimento do interesse público É preciso diálogo sobre a mobilidade urbana no contexto local, com a ampliação de espaços de discussão e pensar em cidades e regiões metropolitanas inteligentes, de modo que o poder público possa conhecer, compreender e aprender a resolver os problemas e conflitos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The research aimed to analyze the Maringá-Sarandi integration in the issue of metropolitan urban mobility in the Urban Mobility Plans of Maringá and Sarandi, and in the PDUI of the RM de Maringá, prepared between 22 and 222 urban territorial planning in the context of the realization of several plans aimed at a new way of thinking about the future of cities, in a process that is at the same time technical and political The study becomes relevant when addressing legally required instruments such as the participation of civil society, wide dissemination and publicity of data When thinking about urban and interurban mobility, it is necessary to propose alternatives to optimize the displacement of people in space, in order to make cities more accessible and inclusive to all citizens The research based on a qualitative approach was carried out with secondary sources, apprehending the reality and highlighting the facts as historical constructions produced by human action For this, the phases of preparation of the plans were observed, based on the available files It was found that Maringá and Sarandi have intense integration and conurbation By polarizing work and study opportunities, Maringá attracts labor from neighboring municipalities and moves the population with lower purchasing power to peripheral cities, due to its historical socio-spatial policy linked to real estate speculation In the sense of the researched and analyzed data, it was possible to infer that Sarandi, present characteristics of a dormitory city However, there is no proper physical-territorial integration The territorial formatting of the CTNP colonization plan resulted in an excess of protagonism of the pole municipality that currently, among other things, is reflected in a marked disparity in attracting investments, offering jobs and services throughout the Metropolitan Region of Maringá After the plans are carried out, it is worth questioning whether they will be effectively institutionalized, or whether they will be altered or mischaracterized in the legislative process And over the years, how will they be put into practice, since there is influence of agents who participate in the occupation of space, to the detriment of the public interest Dialogue on urban mobility in the local context is necessary, with the expansion of spaces for discussion and thinking about smart cities and metropolitan regions, so that public authorities can know, understand and learn to solve problems and conflicts | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Londrina (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia urbana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Maringá, Região Metropolitana de (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban mobility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | City planning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urban development - Maringá (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Londrina (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Maringá, Metropolitan Region of (PR) | - |
| Título: dc.title | A mobilidade urbana metropolitana nos planos realizados entre 2020 e 2022 : avanços e desafios na integração Maringá-Sarandi | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
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