Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Paula de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Nilza da | - |
Autor(es): dc.contributor | Nakagawa, Fábio Sadao | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Paula de [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Eliane de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14937 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973582 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Tradicionalmente conhecido como país de respeito aos direitos humanos e de asilo político, nos últimos anos a França recebeu notoriedade pela intolerância e expulsão de imigrantes Muitas destas situações estão presentes em Welcome (Philippe Lioret, 29) e provocaram um intenso debate social e político em torno da imigração A visibilidade midiática de diferentes questões relacionadas ao tema possibilitada pelo filme culminou com o fim do delito de solidariedade – lei que punia cidadãos franceses que auxiliassem imigrantes em situação irregular no país Para compreender as situações apresentadas na película utilizamos os estudos de Zygmunt Bauman (1999, 25, 27 e 29), contextualizando o filme e sua produção Em seguida, discutimos o processo de construção imagética com base nos conceitos de orientalismo de Edward Said (27), e eurocentrismo de Ella Shohat e Robert Stam (26), e as especifidades da França no tocante ao racismo, por meio das obras de Albert Memmi (1993) e Michel Wieviorka (1998) A presença do imigrante em Welcome foi identificada como tendo características polifônicas, de acordo com a perspectiva de polifonia de Mikhail Bakhtin A partir do estudo de algumas características cinematográficas, fundamentado em Luís Nogueira (21) e dos conceitos de imagem—afecção e rostidade de Gilles Deleuze (1985, 1995) entendemos que o uso de enquadramentos em primeiro plano teve como objetivo produzir uma individualização do imigrante e uma afetividade em relação a ele Desta forma, acreditamos que Welcome contribui no sentido de ensejar novas possibilidades de ficcionalização do imigrante, bem como de outras minorias | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Traditionally known as a country of respect for human rights and political asylum in recent years France received notoriety by intolerance and expulsion of immigrants Many of these situations are present in Welcome (Philippe Lioret, 29) and provoked an intense social and political debate over immigration The media visibility of different issues about the subject – which was possible because of the movie – ended with the expiration of the crime of solidarity, a law which punished french citizens who helped undocumented immigrants To understand the presented situations by the movie, we use the studies of Zygmunt Bauman (1999, 25, 27 and 29), contextualizing the movie and its production Then, we discuss the imagetical construction process based on the concepts of Orientalism by Edward Said (27), and Eurocentrism by Ella Shohat and Robert Stam (26), and France’s specificities about racism, using the work of Albert Memmi (1993) and Michel Wieviorka (1998) The presence of the immigrant in Welcome was identified with polyphonic qualities, according to Mikhail Bakhtin’s perspective of polyphony From the study of Luís Nogueira’s cinematographic specificities and the concepts of image, affection and visage by Gilles Deleuze (1985, 1995) we understand that the use of close ups aimed to produce an individualization of the immigrant and an affection for him This way, we believe that Welcome cooperates in the sense of rising new possibilities of the immigrant’s fiction image, as well as about other minorities | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica cinematográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiologia (Cinema) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moving-picture criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moving-picture | - |
Título: dc.title | Por uma outra mise-en-scène : polifonia e afetividade no filme Welcome | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: