Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, João Carlos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cirino, Marcelo Maia | - |
Autor(es): dc.contributor | Sá, Marilde Beatriz Zorzi | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Carla Cristina Onorio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11450 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973574 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho teve por objetivo, com base numa perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), o ensino da Química utilizando experimentos baseados nos princípios da Química Verde A proposta possibilitou mudanças de paradigmas com relação à produção na indústria química e ao incentivo e desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, principalmente sobre as ações que as indústrias e a sociedade executam em relação aos cuidados com o meio ambiente e ao futuro da humanidade Para isso, foram elaborados um conjunto de aulas para alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio, na sequência eles responderam a um questionário para avaliação dos conhecimentos prévios sobre Química Verde Para o 2º ano do Ensino Médio, foram abordados o tema cinética química e métodos de separação Foram realizados experimentos baseados nos princípios de Química Verde: Reação relógio de vitamina C e extração de limoneno de casca de cítricos utilizando CO2 líquido como solvente verde (solvente supercrítico) Para o 3º ano, o tema abordado em Química Orgânica foi biocombustíveis O experimento trabalhado foi o da obtenção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado e álcool etílico Após realização dos experimentos, os alunos escreveram sobre a importância da Química Verde e o desenvolvimento sustentável Por meio dos questionários aplicados foi possível verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e buscar aperfeiçoa-los A análise dos dados teve foco qualitativo utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), que consiste em três etapas, a unitarização das respostas obtidas, a categorização das mesmas e a produção de metatextos Foi identificado que os alunos conheciam muito pouco sobre o assunto, inclusive sobre a importância desta abordagem Todavia, no decorrer das aulas teóricas e práticas foi possível mudar concepções e rever paradigmas, de modo que ao final das atividades foi possível responder à pergunta inicialmente proposta de forma afirmativa: sim é possível promover o desenvolvimento sustentável com a construção da aprendizagem no ensino médio utilizando conceitos de química verde | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims, based on a STS (Science, Technology and Society) perspective, the teaching of Chemistry, using experiments based on the principles of Green Chemistry The proposal enable at changing paradigms with relation to production in the chemical industry and encouraging the development of students' critical thinking about the actions that industries and society have in relation to caring for the environment and the future of humanity To this end, a set of classes was prepared for students in the second and third year of high school, in sequence; they answered a questionnaire to assess previous knowledges about Green Chemistry For the 2nd year of high school, chemical kinetics and separation methods were addressed Experiments were carried out based on the principles of Green Chemistry: Clock reaction of vitamin C and extraction of limonene from citrus peel using liquid CO2 as a green solvent (supercritical solvent) For the 3rd year, the topic addressed in Organic Chemistry was biofuels The experiment worked was to obtain biodiesel from used cooking oil and ethyl alcohol After carrying out the experiments, the students wrote about the importance of Green Chemistry and sustainable development Through the applied questionnaires it was possible to verify the students' previous knowledge on the subject and seek to improve them The data analysis had a qualitative focus using the Discursive Textual Analysis (ATD), which consists of three stages, the unitarization of the answers obtained, their categorization and the production of metatexts Was identified that the students knew nothing, or very little, about the subject, ignoring the importance of this approach However, during the theoretical and practical classes, was possible to change conceptions and review paradigms, such that at the end of the activities, was possible to answer the question initially proposed in the affirmative: yes, it is possible promote sustainable development by building high school learning using Green Chemistry concepts | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Química | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química verde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Green chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Título: dc.title | Experimentos de química verde numa abordagem CTS no ensino médio : ferramenta de construção de aprendizagens e promoção de desenvolvimento sustentável | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: