Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Sônia Maria Lazzarini [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ludoviko Carnasciali dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Christina Abreu | - |
Autor(es): dc.creator | Pedrão, Carmen Rodrigues Froés | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9411 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973559 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O emprego da preposição em com verbos de movimento é colocado como sintaxe típica do português brasileiro, em detrimento do uso da preposição a com esses mesmos verbos, tida como sintaxe típica do português europeu Apesar disso ainda se emprega a no português falado no Brasil Entre os fatores extra-lingüísticos que deram suporte a permanência de a está o modo como foi implantada a norma culta no século XIX pela elite portuguesa Um dos fatores condicionantes que influenciam o emprego de a é o núcleo do SN que acompanha essa preposição ter o gênero masculino, outro fator relevante é significação, quando a indica noção Estudo de aquisição do português brasileiro tendo como informante uma criança de dois anos, mostra que na gramática internalizada dessa criança não aparece a preposição a Já a preposição em consta entre as primeiras adquiridas pela criança juntamente com para e de Esse fato de crianças brasileiras não possuírem a na sua gramática interna mostra que houve uma mudança, onde os falantes brasileiros optam por em ao invés de a Este trabalho, baseado em um corpus composto por relato, cartas, peças de teatro, procura observar o caminho das preposições a/em desde o português do século XVI que deu origem ao português brasileiro até nossos dias, e quais os fatores condicionantes que influenciam no emprego de uma e de outra preposição | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The use of the preposition em with movement verbs is typical for Brazilian Portuguese syntax as opposed to the use of the preposition a with the same verbs in European Portuguese Among the extra-linguistic factors that maintain a is the way that it was introduced in the language in the XIX century by Portuguese elite One of the linguistic factors that have influence in the use of a is the fact that the SN nucleus that follow this preposition has the neutral gender Another factor is the preposition meaning of "notion" A study about Brazilian Portuguese language acquisition that had a two year old child as informant shows that in this child's internal grammar there is no preposition a, but the preposition em, which was the first to be acquired by the child, together with para and de This fact shows that there has been a change in Brazilian Portuguese This work was based on a corpus with letters, plays and accounts in order to observe the preposition a/em since XVIth century Portuguese until today and to discover what factor influenced the use of em rather than a | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistics | - |
Título: dc.title | O que se esconde por trás do uso das preposições A e Em | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: