Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salvi, Rosana Figueiredo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, André Gustavo Oliveira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Irinéa de Lourdes | - |
Autor(es): dc.contributor | Moretti, Méricles Thadeu | - |
Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo | - |
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Gefferson Luiz dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973549 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita dos acadêmicos do 2º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Telêmaco Borba do objeto matemático Função à luz da Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval Para tanto, foram aplicados sete problemas adaptados de livros didáticos do Ensino Médio que apresentavam uma linguagem semelhante aos problemas abordados na disciplina de Matemática Aplicada do referido curso As produções escritas, provenientes da resolução dos problemas, foram agrupadas e a descrição de cada uma delas formou as unidades de registro Estas, por sua vez, representam uma síntese dos modos de resolução usados pelos sujeitos da pesquisa na resolução de cada problema Realizou-se um reagrupamento das resoluções, para a composição de duas unidades de contexto: a unidade de conversão e a de tratamento Infere-se que os acadêmicos realizam o tratamento e conversão, transitando entre os diferentes registros semióticos (natural, numérico, algébrico, gráfico) demonstrando compreensão do objeto matemático estudado | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aims at analysing the academic written production on the mathematical object of Function of 2nd semester students of the Accounting course of Telêmaco Borba Faculty according to Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation We applied seven adapted high school textbook problems with a language similar to the problems addressed in Applied Mathematics of the course Written productions of the solution of the problems were grouped and the description of each of them formed the registration units These, in turn, represent a synthesis of the resolution methods used by the research subjects in solving each problem We then regrouped the resolutions into two connection units: treatment and conversion Results show that the students perform treatment and conversion, moving between different semiotic records (natural, numerical, algebraic and graphical), demonstrating understanding of the studied mathematical object | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accounting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problem solving | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Os registros de representação semiótica mobilizados por acadêmicos de um curso de ciências contábeis em resolução de problemas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: