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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sesso Filho, Umberto Antônio [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Camara, Márcia Regina Gabardo da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brene, Paulo Rogério Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brene, Paulo Rogério Alves [Coorientador] | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Karla Cristina Tyskowski Teodoro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15609 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973488 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste estudo é estimar a estrutura produtiva do município de Porto Alegre, para o ano de 28 Essa análise visa estimar a matriz inter-regional de Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil A justificativa para o estudo se apresenta pela importância econômica do município no cenário gaúcho – apesar de ser o município de maior PIB no estado, a sua participação em relação à produção total de bens e serviços vem caindo ano após ano A metodologia utilizada é pautada em quatro pontos básicos: a teoria de Leontief (1988), a estimativa da matriz nacional de Guilhoto e Sesso Filho (25a), o modelo de Isard (1951) e o vetor de produção utilizado em Brene (214) para calcular o quociente locacional A estrutura produtiva do município em 28 exibiu um alto grau de transbordamento na produção dos setores da agricultura, máquinas e equipamentos, indústria química e farmacêutica, têxtil, vestuário, calçados, produtos alimentícios, indústrias diversas Em relação às vantagens locais, os setores de serviços possuíram maior destaque Os destaques foram: administração pública, serviços privados, comércio, transporte e construção; os quais também apresentaram os menores índices de transbordamento dos 18 setores, bem como os maiores indicadores de tamanho No caso dos setores-chave, tanto para o índice de Rasmussen-Hirschman quanto para o índice puro normalizado (GHS), os setores de comércio e de serviços privados destacaram-se como setores-chave da economia Em relação ao campo de influência, os setores da indústria química e farmacêutica, produtos alimentícios e serviços privados tiveram forte interação de vendas com todos os 18 setores do sistema de Porto Alegre No caso dos setores compradores, há os de produtos alimentícios e serviços privados, setores com a maior quantidade de ligações | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Economia Regional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Economia Regional | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this study is to estimate the productive structure of the city of Porto Alegre, for the year 28 This analysis seeks to estimate the inter-regional headquarters in Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brazil The rationale for the study is presented by the economic importance of the city in the gaucho scenario - despite being the city of the highest GDP in the state, its share in the total production of goods and services has been falling year after year The methodology is guided in four basic points: Leontief theory of the (1988), an estimated Guilhoto national matrix and Sesso Filho (25a), the model of Isard (1951) and the vector of production used in Brene (214) to calculate the location quotient The city's productive structure in 28 showed a high degree of overflow in the production of agricultural sectors, machinery and equipment, chemicals and pharmaceuticals, textiles, clothing, footwear, food products, various industries In relation to local advantages, possessed most prominent service sectors Highlights were: public administration, private services, trade, transport and construction; which also had the lowest overflow rates of 18 sectors, as well as major indicators of size In the case of the key sectors for both the Rasmussen-Hirschman index as the standard for pure index (GHS), the trade sector and private services were highlighted as key sectors of the economyRegarding the influence of the field, the sectors of the chemical and pharmaceutical industry, food products and private services had strong interaction of sales with all 18 sectors of the Porto Alegre system For buyers sectors, there are food products and private services sectors with the highest number of calls | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Economia Regional | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Estudos Sociais Aplicados | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Economia Regional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Economia regional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação intersetoriais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores econômicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regional economics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Economic indicators | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
| Título: dc.title | Estimativa da matriz de insumo-produto inter-regional de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil para o ano de 2008 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
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