Desenvolvimento de unidade didática para o ensino de inglês em contexto de inclusão com crianças cegas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrtenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorTonelli, Juliana Reichert Assunção-
Autor(es): dc.contributorRetorta, Miriam Sester-
Autor(es): dc.creatorBiagini, Juliana da Silva Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:43:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:43:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8634-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973480-
Descrição: dc.descriptionResumo: A escassez de ferramentas pedagógicas para o ensino de língua inglesa para pessoas com deficiência visual é questão presente em vários estudos sobre o tema (GIL, 29; SILVA, 213) e ponto de conflito para a prática daqueles que têm alunos cegos em seus contextos, especialmente quando se trata de crianças Por essa razão, o presente trabalho teve como objetivos identificar fundamentos teóricos e metodológicos para subsidiar o ensino em sala de aula de inclusão com criança cega, elaborar princípios para guiar esse ensino, e produzir uma unidade didática que viesse a operacionalizar tais princípios Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento de produto educacional (NASCIMENTO, 216) que visa responder a uma demanda social relevante A fundamentação teórica aborda os elementos multissensoriais (SERRA, 212), o papel do Lúdico (COOK, 2) e da literatura como instrumentos de ensino (WRIGHT, 1995; LAZAR, 1993), os pressupostos de Vygotsky (1997), seus estudos sobre a defectologia e sua Teoria Sociocultural Derivam desse referencial os princípios a) da Multissensorialidade, b) da Ludicidade, c) da Multimodalidade, d) da Colaboração, e) da Interação, f) do Uso Contextualizado da Língua e g) do Translanguaging O resultado prático obtido foi a unidade didática com base no texto literário The Giving Tree (SILVERSTEIN, 1964) para o ensino e a aprendizagem da língua inglesa A análise dos princípios subjacentes à unidade evidencia seu potencial para atender às necessidades da sala de aula inclusiva-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The scarcity of educational tools to teach English to visually impaired people is a present issue in several papers (GIL, 29; SILVA, 213) and a conflict to the teaching practice of those who have visually impaired students in their classroom, especially children For this reason, this paper aims at identifying theoretical and methodological basis for supporting the inclusive classroom teaching to blind children, developing principles to guide this task, and producing a didactic unit to make such principles operational This was an educational product development research (NASCIMENTO, 216) which aims to address a relevant social demand Theoretical foundation addresses Multi-sensory elements (SERRA, 212), the role of “Play” (COOK, 2), literature as a tool of teaching (WRIGHT, 1995; LAZAR, 1993), and Vygotsky’s assumptions, Defectology and Sociocultural Theory (1997) The following principles were derived from the theoretical foundation: a) Multisensoriality, b) “Play”, c)Multimodality, d) Collaboration, e) Interaction, f) Contextualized use of language, g) Translanguaging The practical outcome was a didactic unit based on the literary text The Giving Tree (SILVERSTEIN, 1964) to organize the process of English language teaching and learning The analysis of the underlying principles shows its potential to meet the needs of an inclusive classroom-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationLetras Estrangeiras Modernas-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças deficientes visuais-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectVisually handicapped children-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Título: dc.titleDesenvolvimento de unidade didática para o ensino de inglês em contexto de inclusão com crianças cegas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.