Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meletti, Silvia Márcia Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Orlando, Rosimeire Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Francismara Neves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Vinícius Neves de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Laíny Larreia da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:43:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:43:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18460 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973471 | - |
Descrição: dc.description | A compreensão social acerca de uma condição perpassa a produção de conhecimento de um determinado tempo e espaço. Nesse sentido, essa pesquisa teve como questão norteadora o quanto o conhecimento produzido tem colaborado na desconstrução do estigma. O objetivo geral foi analisar processos históricos, sociais e culturais de estigmatização de pessoas autistas. Especificamente, a pesquisa buscou: 1) caracterizar as produções científicas das áreas de maior concentração de pesquisas sobre autismo dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil; 2) analisar como a produção científica das áreas que mais concentram produções sobre autismo no Brasil caracterizam a condição autista; 3) realizar, a partir dos silenciamentos, uma análise semiótica greimasiana de uma produção artística; 4) analisar os contrastes entre estigma, expectativas normativas e aspectos cotidianos da pessoa autista. Com este propósito, foram desenvolvidos dois estudos a partir da concepção de estigma elaborada pelo antropólogo Erving Goffman. O primeiro estudo refere-se a um balanço de produção no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. O objetivo geral deste estudo foi compreender o cenário da pesquisa sobre autismo nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros e identificar lacunas que podem contribuir para a perpetuação do estigma. O percurso metodológico consistiu na identificação das áreas de conhecimento que produzem pesquisas sobre autismo no Brasil, na definição das áreas de maior concentração de pesquisas, na coleta das teses e dissertações a serem analisadas, na realização do download e na leitura completa das pesquisas encontradas, na tabulação dos dados de caracterização das teses e dissertações segundo roteiro de análise, e na identificação das lacunas temáticas das áreas analisadas. Os resultados possibilitaram pontuar a existência de sete lacunas de conhecimento. O segundo estudo foi realizado posteriormente, através da seleção e análise de uma produção artística sobre as vivências cotidianas comuns ao grupo autista. O objetivo geral foi estabelecer um diálogo sobre os aspectos silenciados na vida de uma pessoa autista, visando obter maior conhecimento e, também, a redução de estigmas. O percurso metodológico desta análise foi a seleção de uma obra do gênero narrativo; o critério de seleção foram as lacunas encontradas no primeiro estudo. Foi selecionada uma História em Quadrinhos que tem como personagem principal uma mulher autista em busca por qualidade de vida. Então, estabelecemos um diálogo sobre os temas abordados na obra e uma análise semiótica greimasiana, isto é, a partir das concepções do linguista Algirdas Greimas. O segundo estudo permitiu observar que, ao fugir das expectativas, a personagem não se aproxima do estigma, uma vez que se distancia simultaneamente das expectativas normativas e dos estigmas relacionados ao autismo. À guisa de conclusão, esta pesquisa evidencia, a partir dos dois estudos, a existência de temas silenciados que não têm sido objeto de atenção nas pesquisas brasileiras, e podem se tornar desconhecidos; visto que, a imagem que a sociedade tem de um determinado grupo perpassa o conhecimento produzido em uma determinada época e espaço. | - |
Descrição: dc.description | The social understanding of a condition encompasses the production of knowledge in a given time and place. In this regard, this research was guided by the question of how much the knowledge produced has facilitated the deconstruction of stigma surrounding autism. The general objective was to analyze the historical, social, and cultural processes of stigmatization of autistic individuals. Specifically, the research aimed to: 1) characterize the scientific productions from the fields with the highest concentration of autism research within Brazilian stricto sensu graduate programs; 2) analyze how the scientific production in the areas with the highest concentration of research on autism in Brazil characterizes the autistic condition; 3) conduct a Greimasian semiotic analysis of an artistic production, focusing on the silencing perceived; 4) analyze the contrasts between stigma, normative expectations and everyday aspects of autistic people. For this purpose, two studies were carried out based on the concept of stigma elaborated by anthropologist Erving Goffman. The first study referred to a review of production in the Capes Theses and Dissertations Catalog. The general objective of this study was to understand the landscape of autism research within Brazilian stricto sensu graduate programs and to identify gaps that may contribute to the perpetuation of stigma. The methodological approach involved identifying the fields of knowledge that produce research on autism in Brazil, defining the areas with the highest concentration of research; collecting the theses and dissertations to be analyzed; downloading and thoroughly reading the identified research; tabulating the data characterizing the theses and dissertations according to the analysis framework and identifying thematic gaps in the analyzed fields. The results highlighted the existence of seven knowledge gaps. The second study was conducted subsequently, through the selection and analysis of an artistic production about common daily experiences of the autistic group. The main objective was to establish a dialog about the silenced aspects in the life of an autistic person, with the aim of gaining deeper knowledge and also reducing stigmas. The methodological approach for this analysis involved selecting a work in the narrative genre. The selection criteria were the gaps identified in the first study. We chose a comic book whose main character is an autistic woman in search of quality of life. A dialogue was then established regarding the themes addressed in the work, along with a Greimasian semiotic analysis, based on the conceptions of linguist Algirdas Greimas. The second study revealed that, by diverging from expectations, the character does not conform to the stigma, as she simultaneously distances herself from both normative expectations and the stigmas related to autism. In conclusion, this research, through the two studies, highlights the existence of silenced themes that have not received attention in Brazilian research, and which may become overlooked; since the image that society holds of a certain group is shaped by the knowledge produced at a given time and place. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Educação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Balanço de Produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lacunas Científicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Production Balance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific Gaps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics strips | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education and Psychology | - |
Título: dc.title | Silenciamentos e estigmas na produção acadêmica brasileira sobre autismo | - |
Título: dc.title | Silencing and stigmas in the brazilian academic production on autism | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: