
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fujii, Américo Tsuneo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Simões, Manoel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Henrique, Osmar | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Mauricio Ferla da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:42:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:42:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16518 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973466 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho trata de uma abordagem alternativa para o ensino da conservação da energia mecânica nas séries iniciais do Ensino Médio e Formação Docente, trazendo uma linguagem mais próxima do aluno, abordando o tema através de sequência didática e montagem experimental de uma bomba carneiro, que aparentemente não faz uso de energia para funcionar Foi usado como elemento motivador um problema enfrentado na engenharia para o bombeio de água, o golpe de aríete A explicação para o funcionamento da máquina foi desenvolvida ao longo da aplicação da sequência didática E, por fim, após as aulas teóricas, foram construídas e colocadas para funcionar duas bombas carneiro, após a observação de seu funcionamento, procedeu-se a explicação teórica de um modelo aproximado do real A sequência utilizada se mostrou muito eficaz, principalmente para alunos de Formação Docente, que têm contato com a disciplina a partir do terceiro ano Para alunos do primeiro ano do Ensino Médio verificou-se que, com duas aulas por semana e o atual sistema de avaliação, é necessário um número maior de aulas que o previsto na sequência | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work deals with an alternative approach to the teaching of mechanical energy conservation in the initial grades of high school and teacher training, bringing a language closer to the student, approaching the subject through a didactic sequence and an experimental assembly of a ram pump, which apparently does not make use of energy to function It was used as motivating element a problem faced in the engineering for the water pumping, the water hammer The explanation for the operation of the machine was developed along the application of the didactic sequence And finally after the theoretical lectures were constructed and placed to work two ram pumps, where after the observation of its operation in practice proceeded the theoretical explanation of an approximate model of the real The sequence used was very effective mainly for students of teacher training, who have contact with the discipline from the third year For students in the first year of high school it was found that with two classes per week and the current evaluation system, a greater number of classes than the one predicted in the sequence is necessary | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Física | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Energia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bombas hidráulicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bomba carneiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Electric power conservation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
| Título: dc.title | Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: