Relações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArruda, Sergio de Mello [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLaburú, Carlos Eduardo-
Autor(es): dc.contributorPacca, Jesuína Lopes de Almeida-
Autor(es): dc.creatorBallestero, Henrique Cesar Estevan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:42:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:42:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973464-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, analisa o envolvimento e a permanência de cinco alunos em um curso introdutório de mecânica clássica, tendo como embasamento teórico, para esse fim, as obras de Bernard Charlot que versam sobre a temática das relações com o saber; as de Thomas Kuhn sobre o aprendizado em Física, bem como referenciais relativos à avaliação formativa Como resultados, apontamos a formação de uma rede de relações construídas pelos alunos ao longo do curso destacando a importância de uma exposição sistemática do aprendiz a situações exemplares desse ramo científico, bem como, o convívio com pares já fluentes nessa linguagem, a fim de que haja uma significativa contribuição na aquisição desse novo vocabulário, aquisição essa que pode ser ainda mais acentuada se existir, no processo de ensino-aprendizagem, um sistema avaliativo que contribua para a autorregulação do aprendizado dos alunos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work, analyzes the involvement of five students in an introductory course in classical mechanics, with the theoretical basis for this purpose, the works of Bernard Charlot that deal with the issue of relations with the know, those of Thomas Kuhn on learning in physics and references about formative evaluation As a result, we believe that formation of a network of relationships built by students over the course highlighting the importance of a systematic exposition of the apprentice exemplary situations that branch of science, as well, mixing with peers already fluent in that language, so that there is a significant contribution in the acquisition of new vocabulary acquisition that it can be even more pronounced if there is in the process of teaching and learning, an evaluative system that contributes to the autoregulation of student learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFormation of concepts-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectMechanics - Physics-
Título: dc.titleRelações com o saber e o aprendizado em física por meio da avaliação formativa em um curso de introdução à mecânica clássica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.