Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Londero, Rodolfo Rorato [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Miani, Rozinaldo Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Cleverson de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:42:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:42:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973423 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar os elementos cromáticos não convencionais em diversas obras de histórias em quadrinhos, propondo uma discussão que permita verificar a divergência entre o conceito que vigora na teoria das cores e os elementos que adaptam as cores a uma nova representação, identificando assim a flexibilidade que uma cor pode assumir ao ser trabalhada em diversos contextos Por se tratar de um formato diferenciado de produção acadêmica, distribuímos o conteúdo em dois formatos: textual e imagéticos Desta forma buscamos apresentar neste trabalho: o processo metodológico do estudo; a base introdutória; reflexões referentes a história em quadrinho; questões envolvendo a cor como artifício manipulável e seu envolvimento na narrativa; aprofundaremos também as análises, apontando obras e artistas que utilizam as cores como diferencial de destaque das obras; e por último, uma breve consideração sobre o conteúdo abordado Para tanto, utilizaremos os estudos fenomenológicos de Merleau-Ponty (211), como também as considerações dos estudos dos quadrinhos de Cirne (22), McCloud (1995), Eisner (22), entre outros Esperamos assim, ao final, contribuir, mesmo que um pouco, para o entendimento da utilização das cores nas histórias em quadrinhos como também no perfil social | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this research is to identify the unconventional chromatic elements in several works of comics, proposing a discussion that allows to verify the divergence between the concept that prevails in the theory of colors and the elements that adapt the colors to a new representation, thus identifying the flexibility that a color can take when working in different contexts Because it is a differentiated format of academic production, we distribute the content in two formats: textual and imagery In this way we try to present in this work: the methodological process of the study; the introductory basis; reflections on the comic; issues involving color as a manipulable artifice and its involvement in the narrative; we will also deepen the analysis, pointing out works and artists that use colors as the most outstanding feature of the works; and lastly, a brief consideration on the content addresses For this, we will use the phenomenological studies of Merleau-Ponty (211), as well as the considerations of the comic studies of Cirne (22), McCloud (1995), Eisner (22), among others We hope, in the end, to contribute, even a little, to the understanding of the use of colors in comics as well as in the social profile | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cor local na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic strips | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Local color in literature | - |
Título: dc.title | A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: