
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Francisco Elinaldo | - |
| Autor(es): dc.creator | Macri, Renato Domingues Záccaro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:42:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:42:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13576 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973414 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação investiga como as linguagens iconográficas – em particular, as histórias em quadrinhos – podem operar na produção de documentários, tomando como referência a obra “Palestina – Uma Nação Ocupada” do jornalista maltês Joe Sacco Em primeiro momento, apresenta-se um resumo de sua vida e obra para que se conheça um pouco das características particulares deste autor Em seguida, a pesquisa procura, de maneira sucinta em seu levantamento teórico explicitar conceitos sobre Narrativas, Linguagens Iconográficas e Histórias em Quadrinhos Apresenta também estudos sobre uma conceituação do que pode ser reconhecido jornalisticamente como Documentário Por fim demonstra que, de acordo com a obra analisada, assim como a própria produção de Joe Sacco nela representada, existe a possibilidade da linguagem em quadrinhos abordar não apenas histórias de cunho humorístico ou ficcional, mas também de temas reais, com testemunhos e retratações de indivíduos e situações verídicos Conclui que a obra “Palestina – Uma Nação Ocupada pode ser considerada efetivamente um documentário em quadrinhos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation investigates how iconographic languages - in particular, the comics - can operate in documentary's productions, taking as reference the book "Palestine - An Occupied Nation” by Maltese journalist Joe Sacco In the first instance, presents a summary of his life and work to know a little bit of the special characteristics of this author Then, the research aims succinctly in his theoretical approach to explain concepts about narratives, iconographic languages and comics It also studies a conceptualization of what can be recognized as a journalistic documentary Finally show that, in accordance with the work analyzed, as well the own production of Joe Sacco represented at it, if there is the possibility of comic language to address not only stories or fictional humorous slant, but also real issues, with testimonials and retractions individuals and situations truthful It concludes that the book "Palestine - An Occupied Nation” can effectively be considered a documentary comics | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Comunicação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Iconografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Documentários (Quadrinhos) - | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Iconography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comic streps | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Documentary (Comics) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Título: dc.title | Linguagem iconográfica e documentário em Palestina : uma nação ocupada | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: