
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Willemart, Philippe Leon Marie Ghislain | - |
| Autor(es): dc.contributor | Flory, Alexandre Villibor | - |
| Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Esther Gomes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Wagner | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:42:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:42:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14557 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973404 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese investiga o percurso criativo da encenação de espetáculos de dança, vistos em sua peculiaridade como linguagem cênica A proposta dá continuidade à trajetória de pesquisa do autor, iniciada na graduação e aprofundada no curso de Mestrado em Educação, em que essa forma de encenação vem sendo analisada como processo criativo sob variados aspectos e pontos de vista O corpus é constituído de arquivos de materiais utilizados durante a criação dos espetáculos realizados (no período compreendido) entre os anos de 1998 e 213, do grupo Ballezinho de Londrina, com enfoque na produção do espetáculo “HQ”, (cuja estreia aconteceu em 212) A fundamentação teórica e os passos metodológicos são inspirados nos referenciais da Crítica Genética (análise do movimento criador) e de postulados teóricos relacionados às artes cênicas, com enfoque na linguagem da dança Guias de análise foram constituídos de modo a tornar claros os procedimentos que permeiam e norteiam a ação do encenador/coreógrafo, buscando, por meio dos princípios do movimento criador, identificar e valorar as formas de materialização, no espaço e no tempo, de uma obra artística cênica, e enriquecer os modos de enunciar, especificamente na linguagem da dança e/ou em seus intercruzamentos possíveis, os elementos que lhe são constituintes | - |
| Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This thesis investigates the creative path of staging dance performances, seen in its peculiarity as scenic language The proposal continues the author's research trajectory that began in undergraduate and deepened in the course of Master of Education, where this type of scenario has been analyzed as a creative process under varied aspects and points of view The corpus consists of materials files used during the creation of performed shows (in the period) between the years 1998 and 213, the Ballezinho group of Londrina, focusing on production of the show "HQ" (whose debut took place in 212) The theoretical and methodological steps are inspired by the references of Genetic Criticism (the creative movement analysis) and theoretical postulates related to the performing arts, focusing on the language of dance Analysis guides were formed in order to make clear the procedures that underlie and guide the action of the director/choreographer, seeking, through the principles of creative movement, identify and value the ways of materialization in space and time, of a scenic art’swork, and enrich the ways of stating specifically in the language of dance and / or its possible intercrosses, the elements that are constituents | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Doutorado | - |
| Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crítica genética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Creation (Literary, artistic, etc.) | - |
| Título: dc.title | Nos rastros da linguagem da dança : conversão de formas no espetáculo HQ | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: