Caderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Cláudia Cristina [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPérez Montañez, Amanda-
Autor(es): dc.contributorFernández, Isabel Gretel Maria Eres-
Autor(es): dc.contributorTonelli, Juliana Reichert Assunção-
Autor(es): dc.contributorMontañes, Amanda Pérez [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Ana Paula Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:42:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:42:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9444-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973391-
Descrição: dc.descriptionResumo: A partir de revisões bibliográficas e reflexões acerca da prática docente, o presente trabalho tem por objetivo dialogar sobre e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola, no contexto de educação especial, fomentando a inclusão (VITALIANO, 213; BRASIL, 218) de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas aulas de língua espanhola Para isso, primeiramente, apresentamos um percurso histórico que nos orientou sobre as características do espectro autista (ASPERGER, 1944; BLEULER, 1911; KANNER, 1943; KUPFER, 2) Posteriormente, discutimos sobre a necessidade do ensino e da aprendizagem de língua estrangeira (BRASIL, 21; BRASIL, 218; TONELLI; CRISTOVÃO, 21; ROCHA; TONELLI, 213) e suas contribuições para aprendizes com TEA Como resultado acreditamos ser necessário investir na formação dos professores de língua espanhola para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, beneficiando tanto professores como alunos Neste sentido, nossa contribuição é a elaboração de um produto educacional: caderno de orientações pedagógicas intitulado: Construir, Descontruir e Reconstruir: Orientações sobre o ensino de espanhol a aprendizes com transtorno do espectro autista, que contempla conteúdo histórico, teórico e pedagógico (ABUJADI, 216; GAIATO, 218; GRANDIN, 218; ORRÚ, 212) para auxiliar nesse contexto educacional, direcionado, especialmente, aos professores de língua espanhola, cujo ambiente escolar inclua alunos com trantorno do espectro autista Almejamos, com a elaboração do caderno de orientações pedagógicas, agregar conhecimento instrucional aos docentes de língua espanhola e proporcionar mais interações sociais aos alunos do TEA com o ensino de uma língua estrangeira-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Based on bibliographic reviews and reflections on teaching practice, this study aims to discuss and contribute to the process of teaching and learning the Spanish language, in the context of special education, fostering inclusion (VITALIANO, 213; BRASIL, 218) of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Spanish language classes For this, first, we present a historical path that guided us about the characteristics of the autistic spectrum (ASPERGER, 1944; BLEULER, 1911; KANNER, 1943; KUPFER, 2) Subsequently, we discussed the need for teaching and learning a foreign language (BRASIL, 21; BRASIL, 218; TONELLI; CRISTOVÃO, 21; ROCHA; TONELLI, 213) and their contributions to learners with ASD As a result, we believe it is necessary to invest in the training of Spanish-speaking teachers for the development of the teaching and learning process, benefiting both teachers and students In this sense, our contribution is the elaboration of an educational product: pedagogical guidance notebook entitled: Build, Deconstruct and Rebuild: Guidelines on teaching Spanish to learners with autism spectrum disorder, which includes historical, theoretical and pedagogical content (ABUJADI, 216; GAIATO, 218; GRANDIN, 218; ORRÚ, 212) to assist in this educational context, especially aimed at Spanish-speaking teachers, whose school environment includes students with autism spectrum disorder With the elaboration of the pedagogical guidance book, we aim to add instructional knowledge to Spanish-speaking teachers and provide more social interactions to TEA students with the teaching of a foreign language-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationLetras Estrangeiras Modernas-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão em educação-
Palavras-chave: dc.subjectSpanish language-
Palavras-chave: dc.subjectAutism spectrum disorders-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleCaderno de orientações pedagógicas para o ensino de espanhol a alunos com transtorno do espectro autista-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.