Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Passos, Marinez Meneghello [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sérgio de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Santin Filho, Ourides | - |
Autor(es): dc.creator | Stanzani, Enio de Lorena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:42:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:42:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8549 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973367 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) propõe o incentivo à formação docente em nível superior por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem o licenciando da realidade escolar, articulando ensino superior e educação básica O programa foi recentemente incorporado às ações formativas de vários cursos de Licenciatura da UEL (Universidade Estadual de Londrina), incluindo, desde o primeiro edital em 29, o curso de Química Nesse sentido, a presente pesquisa busca investigar as possíveis contribuições do programa à formação inicial dos licenciandos, bolsistas de iniciação à docência Tendo como norte essa proposta de pesquisa, os bolsistas foram acompanhados durante o processo de planejamento e execução de algumas atividades relacionadas ao programa e, posteriormente, relataram suas percepções sobre essas experiências por meio de entrevistas semiestruturadas, que possuíam como tema central o processo de formação inicial e as ações desenvolvidas no contexto do PIBID Com esse propósito, também foram entrevistados os professores coordenadores, docentes da UEL, e os professores supervisores que atuam em escolas da rede pública estadual de ensino Para análise das entrevistas buscamos, fundamentados na abordagem metodológica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 24; MORAES, 1999) para fins de organização, análise e interpretação dos dados, articular os dados obtidos aos objetivos do programa Sendo assim, foram construídas categorias de análise, fundamentadas nos referenciais teóricos pertinentes à pesquisa Ao analisar as falas dos participantes da pesquisa e interpretá-las, classificando-as de acordo com nossa interpretação dos objetivos do programa, pudemos perceber que ao propor o incentivo à formação docente, a valorização do magistério, a integração entre ensino superior e educação básica, a prática no ambiente profissional, a participação efetiva dos professores do Ensino Médio, e a articulação entre teoria e prática, o programa busca proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente e, dessa maneira, auxilia-os em suas atividades de ensino e pesquisa, contribuindo em seu processo de formação inicial | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The PIBID (Scholarship Program Initiation to Teaching) proposes the encouragement of teacher education at the college level through didactic and pedagogical actions that approach students to school reality, linking higher education and basic education The program was recently incorporated into the training activities of various degree courses at UEL (Londrina State University), including, since the first announcement in 29, the chemistry course In this sense, this research aims to investigate the possible contribution of the program to the initial teacher education of undergraduates, teaching initiation scholarships students Taking the proposed research as the reference, the scholars were accompanied during the planning and execution of some activities related to the program Then, they reported their perceptions of those experiences through semi-structured interviews, whose central theme were the process of initial formation and the actions developed in the context of PIBID For this purpose, coordinating teachers and supervisors who work in state schools were also interviewed In order to analyze the interviews, we sought to – based on the methodological approach of Content Analysis (BARDIN, 24; MORAES, 1999) for the purpose of organizing, analyzing and interpreting data – articulate the data obtained with the goals of the program Thus, analysis categories were constructed, grounded in relevant theoretical research By analyzing and interpreting the speeches of the survey, which were classified according to our interpretation of the goals of the program, we realized that by proposing incentives for initial teacher education, enhancement of teaching, integration between higher education and basic education, practice in the professional environment, effective participation of secondary school teachers and articulation between theory and practice, the program seeks to provide undergraduate students an education based on reflection and questioning of current situations related to teaching All these will help them in their activities of teaching and research, contributing in their initial teacher education process | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research grants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: