
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Claudio Aprigio da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T18:18:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T18:18:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação_Claudio_Aprigio | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973344 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre o impacto da combinação de tarefas exploratórias, recursos manipuláveis e GeoGebra na aprendizagem do conceito de prisma por alunos do 9º ano. Baseado em uma experiência de ensino investigativo, o estudo promoveu um ambiente de aprendizagem lúdico e interativo. A coleta de dados incluiu produções escritas e digitais dos alunos, transcrições de aulas gravadas e notas de campo do pesquisador. A análise considerou dois elementos essenciais no ensino investigativo de Matemática: a formulação e a aplicação de conjecturas. Em geral, materiais manipuláveis e o uso do GeoGebra ajudaram os alunos a formular conjecturas sobre prismas. Foram usados esses recursos para ilustrar conceitos e esclarecer dúvidas, validando as conjecturas durante a interação com os alunos. A maioria dos alunos aplicou regras de definição para analisar afirmações sobre prismas e resolver problemas de volume. No entanto, eles tiveram dificuldades na generalização algébrica de conjecturas, como na determinação da área total da superfície do prisma. Este estudo busca contribuir para a investigação em Educação Matemática, mostrando como integrar ludicidade e interatividade para potencializar a aprendizagem matemática. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2364 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem de prisma; Investigação em Matemática; Recursos didáticos manipuláveis; GeoGebra. | pt_BR |
| Título: dc.title | Aprendizagem do conceito de prisma em abordagem de ensino por investigação, com ludicidade interatividade | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação_Claudio_Aprigio.pdf | 2.36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973344/2/Dissertação_Claudio_Aprigio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons