Aprendizagem do conceito de prisma em abordagem de ensino por investigação, com ludicidade interatividade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorClaudio Aprigio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T18:18:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T18:18:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_Claudio_Aprigiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973344-
Resumo: dc.description.abstractEste texto apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre o impacto da combinação de tarefas exploratórias, recursos manipuláveis e GeoGebra na aprendizagem do conceito de prisma por alunos do 9º ano. Baseado em uma experiência de ensino investigativo, o estudo promoveu um ambiente de aprendizagem lúdico e interativo. A coleta de dados incluiu produções escritas e digitais dos alunos, transcrições de aulas gravadas e notas de campo do pesquisador. A análise considerou dois elementos essenciais no ensino investigativo de Matemática: a formulação e a aplicação de conjecturas. Em geral, materiais manipuláveis e o uso do GeoGebra ajudaram os alunos a formular conjecturas sobre prismas. Foram usados esses recursos para ilustrar conceitos e esclarecer dúvidas, validando as conjecturas durante a interação com os alunos. A maioria dos alunos aplicou regras de definição para analisar afirmações sobre prismas e resolver problemas de volume. No entanto, eles tiveram dificuldades na generalização algébrica de conjecturas, como na determinação da área total da superfície do prisma. Este estudo busca contribuir para a investigação em Educação Matemática, mostrando como integrar ludicidade e interatividade para potencializar a aprendizagem matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2364 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem de prisma; Investigação em Matemática; Recursos didáticos manipuláveis; GeoGebra.pt_BR
Título: dc.titleAprendizagem do conceito de prisma em abordagem de ensino por investigação, com ludicidade interatividadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons