Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lira, Soanne Chyara Soares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Portella, Márcia Bitar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-14T12:27:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-14T12:27:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | Autoavaliação na pós-graduação profissional: guia para a construção de instrumentos de coleta de dados e avaliação do impacto social | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973267 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia foi elaborado com o objetivo de apoiar instituições de ensino superior, especialmente programas de pós-graduação stricto sensu, na construção, validação e aplicação de instrumentos eficazes de autoavaliação. Propõe-se oferecer um material acessível, prático e fundamentado, teoricamente, que contribua para o fortalecimento de uma cultura de avaliação contínua, participativa e estratégica. Reconhecendo a importância da autoavaliação como ferramenta de gestão e melhoria institucional, este guia reúne orientações claras sobre como estruturar um instrumento de coleta de dados, desde a definição dos objetivos e indicadores, até a construção de itens. São abordados ainda, exemplos práticos de construção de instrumento de coleta de dados dentro de uma temática desafiadora: o impacto que as ações/ inovações têm na sociedade. Por fim, é apresentado brevemente um software que otimiza todo o processo de autoavaliação, tornando-se assim uma plataforma inovadora para o planejamento estratégico de instituições de ensino superior/ programas de pós-graduação stricto sensu. Mais do que um roteiro técnico, este documento busca incentivar a reflexão crítica e o engajamento da gestão, na construção coletiva de indicadores e práticas que fortaleçam a identidade e a excelência dos programas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,8 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Registro de produtos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Indicadores de Impacto Social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de Pós-Graduação em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de Validação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de Autoavaliação | pt_BR |
Título: dc.title | Autoavaliação na pós-graduação profissional: guia para a construção de instrumentos de coleta de dados e avaliação do impacto social | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduações stricto sensu | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AUTOAVALIAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL.pdf | Guia para construção de instrumentos de coleta de dados e avaliação de impacto social | 2,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973267/2/AUTOAVALIAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons