Autoavaliação na pós-graduação profissional: guia para a construção de instrumentos de coleta de dados e avaliação do impacto social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLira, Soanne Chyara Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorPortella, Márcia Bitar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-14T12:27:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-14T12:27:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherAutoavaliação na pós-graduação profissional: guia para a construção de instrumentos de coleta de dados e avaliação do impacto socialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973267-
Resumo: dc.description.abstractEste guia foi elaborado com o objetivo de apoiar instituições de ensino superior, especialmente programas de pós-graduação stricto sensu, na construção, validação e aplicação de instrumentos eficazes de autoavaliação. Propõe-se oferecer um material acessível, prático e fundamentado, teoricamente, que contribua para o fortalecimento de uma cultura de avaliação contínua, participativa e estratégica. Reconhecendo a importância da autoavaliação como ferramenta de gestão e melhoria institucional, este guia reúne orientações claras sobre como estruturar um instrumento de coleta de dados, desde a definição dos objetivos e indicadores, até a construção de itens. São abordados ainda, exemplos práticos de construção de instrumento de coleta de dados dentro de uma temática desafiadora: o impacto que as ações/ inovações têm na sociedade. Por fim, é apresentado brevemente um software que otimiza todo o processo de autoavaliação, tornando-se assim uma plataforma inovadora para o planejamento estratégico de instituições de ensino superior/ programas de pós-graduação stricto sensu. Mais do que um roteiro técnico, este documento busca incentivar a reflexão crítica e o engajamento da gestão, na construção coletiva de indicadores e práticas que fortaleçam a identidade e a excelência dos programas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,8pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRegistro de produtospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores de Impacto Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de Pós-Graduação em Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de Validaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de Autoavaliaçãopt_BR
Título: dc.titleAutoavaliação na pós-graduação profissional: guia para a construção de instrumentos de coleta de dados e avaliação do impacto socialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-graduações stricto sensupt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
AUTOAVALIAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL.pdfGuia para construção de instrumentos de coleta de dados e avaliação de impacto social2,7 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973267/2/AUTOAVALIAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons