Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Schappo, Raquel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Böck, Geisa Letícia Kempfer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Goedert, Lidiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Voos, Ivani Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Solange Cristina da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Simone De Mamann | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-12T14:24:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-12T14:24:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Disserta__o_17418918477265_7719 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973225 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com a presente pesquisa, tem-se como objetivo avaliar se o trabalho do docente da Educação Especial que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em conjunto com o docente da área de Tecnologia Educacional da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis/SC, ocorre de forma colaborativa e se pode promover o acesso às aulas de Robótica Educacional a partir da remoção de barreiras visuais. Na perspectiva de uma escola inclusiva que atenda às necessidades de todos os estudantes, é importante haver ações que desenvolvam as suas potencialidades, com uma rede de apoio que considere as habilidades e particularidades de cada indivíduo. Nesse sentido, o trabalho colaborativo dos docentes que atuam no AEE, que não apenas realizam o atendimento complementar/suplementar no contraturno escolar, mostra-se uma possibilidade de reflexão para a mudança no uso dos recursos e das metodologias nas práticas pedagógicas. Partindo desses pressupostos, foi realizado um estudo de caso em Unidades Educativas (UEs) da RME de Florianópolis/SC, envolvendo docentes do AEE e de Tecnologia Educacional, com intuito de elencar demandas e necessidades específicas relacionadas à adequação do material utilizado nas aulas de Robótica Educacional para estudantes que necessitam da remoção de barreiras visuais, além de identificar se os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) estão presentes nas práticas pedagógicas. Para a coleta de dados, foram realizados um questionário, observação participante e entrevista semiestruturada. A pesquisa evidenciou que o trabalho colaborativo entre os docentes do ensino regular e da Educação Especial é uma das possibilidades mais promissoras para garantir a efetiva participação desses estudantes nas aulas. Por fim, foi elaborado um recurso educacional, na forma de um e-book, destinado aos docentes da Educação Básica, especialmente aos de Tecnologia Educacional e do AEE, com reflexões e sugestões sobre os desafios e as possibilidades do uso de materiais e recursos de Robótica Educacional para a eliminação de barreiras visuais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,76MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho Colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Barreira Visual | pt_BR |
Título: dc.title | ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E ROBÓTICA EDUCACIONAL: TRABALHO COLABORATIVO NA REMOÇÃO DE BARREIRAS VISUAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Disserta__o_17418918477265_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418918477265_7719.pdf | 6.93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973225/2/Disserta__o_17418918477265_7719.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons