ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E ROBÓTICA EDUCACIONAL: TRABALHO COLABORATIVO NA REMOÇÃO DE BARREIRAS VISUAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSchappo, Raquel-
Autor(es): dc.contributor.authorBöck, Geisa Letícia Kempfer-
Autor(es): dc.contributor.authorGoedert, Lidiane-
Autor(es): dc.contributor.authorVoos, Ivani Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Solange Cristina da-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Simone De Mamann-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-12T14:24:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-12T14:24:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_17418918477265_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973225-
Resumo: dc.description.abstractCom a presente pesquisa, tem-se como objetivo avaliar se o trabalho do docente da Educação Especial que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em conjunto com o docente da área de Tecnologia Educacional da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis/SC, ocorre de forma colaborativa e se pode promover o acesso às aulas de Robótica Educacional a partir da remoção de barreiras visuais. Na perspectiva de uma escola inclusiva que atenda às necessidades de todos os estudantes, é importante haver ações que desenvolvam as suas potencialidades, com uma rede de apoio que considere as habilidades e particularidades de cada indivíduo. Nesse sentido, o trabalho colaborativo dos docentes que atuam no AEE, que não apenas realizam o atendimento complementar/suplementar no contraturno escolar, mostra-se uma possibilidade de reflexão para a mudança no uso dos recursos e das metodologias nas práticas pedagógicas. Partindo desses pressupostos, foi realizado um estudo de caso em Unidades Educativas (UEs) da RME de Florianópolis/SC, envolvendo docentes do AEE e de Tecnologia Educacional, com intuito de elencar demandas e necessidades específicas relacionadas à adequação do material utilizado nas aulas de Robótica Educacional para estudantes que necessitam da remoção de barreiras visuais, além de identificar se os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) estão presentes nas práticas pedagógicas. Para a coleta de dados, foram realizados um questionário, observação participante e entrevista semiestruturada. A pesquisa evidenciou que o trabalho colaborativo entre os docentes do ensino regular e da Educação Especial é uma das possibilidades mais promissoras para garantir a efetiva participação desses estudantes nas aulas. Por fim, foi elaborado um recurso educacional, na forma de um e-book, destinado aos docentes da Educação Básica, especialmente aos de Tecnologia Educacional e do AEE, com reflexões e sugestões sobre os desafios e as possibilidades do uso de materiais e recursos de Robótica Educacional para a eliminação de barreiras visuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,76MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBarreira Visualpt_BR
Título: dc.titleATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E ROBÓTICA EDUCACIONAL: TRABALHO COLABORATIVO NA REMOÇÃO DE BARREIRAS VISUAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Disserta__o_17418918477265_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418918477265_7719.pdf6.93 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973225/2/Disserta__o_17418918477265_7719.pdfDownload
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.