Meu nome não é Offred: enlaces e representações femininas entre a História e a Literatura em O Conto da Aia

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Autor(es): dc.contributorUnversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Rafaella Monique Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-12T13:41:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-12T13:41:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-26-
identificador: dc.identifier.otherVersão final da dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973221-
Resumo: dc.description.abstractOs sussurros e ruídos que permearam por muito tempo as relações das mulheres na História foram vencidos pelos gritos de resistência que não pediram passagem, rasgaram a tessitura de uma História que se fazia masculina, mas que estava repleta de personagens complexas, fortes, nada frágeis; personagens essas que se recusaram a calar-se. Assim, o campo de pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero tem demonstrado sua importância e necessidade, ampliando cada vez mais seus estudos e atuação. O presente trabalho propõe, dentro dessa perspectiva, analisar a participação das mulheres em dois temas presentes nos estudos de História: o ideial de mulher no Brasil Colonial (XVI-XIX) e a Segunda Onda do feminismo (1960). Esses dois temas serão discutidos recorrendo a um diálogo com a literatura no ensino de História. A obra literária utilizada é O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale), de Margaret Atwood, que apresenta uma sociedade radicalmente hierarquizada, onde as mulheres já não possuem mais direitos e (sobre)vivem subalternamente aos homens. Ainda que ficcional, a obra permite refletir situações semelhantes vividas pelas mulheres na sociedade brasileira. Portanto, inspira-se no fato de que a literatura arranha, toca, sensibiliza e permite construir reflexões nas aulas de História. No ensino de História, vemos avançar essa discussão com professores/as e pesquisadores/as promovendo a inclusão das mulheres como agentes do processo histórico. Propomos a produção de sequências didáticas (SD) sobre os temas, utilizando a literatura como recurso didático. As SD são criadas e executadas tomando como referência o conceito de literacia histórica, de Peter Lee (2006). A proposta pedagógica é a análise das aplicações das SD a partir da etnografia escolar, com foco na observação participante.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,87 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Brasilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Título: dc.titleMeu nome não é Offred: enlaces e representações femininas entre a História e a Literatura em O Conto da Aiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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