
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Unversidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Rafaella Monique Correia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-12T13:41:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-12T13:41:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Versão final da dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973221 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Os sussurros e ruídos que permearam por muito tempo as relações das mulheres na História foram vencidos pelos gritos de resistência que não pediram passagem, rasgaram a tessitura de uma História que se fazia masculina, mas que estava repleta de personagens complexas, fortes, nada frágeis; personagens essas que se recusaram a calar-se. Assim, o campo de pesquisa da História das Mulheres e das Relações de Gênero tem demonstrado sua importância e necessidade, ampliando cada vez mais seus estudos e atuação. O presente trabalho propõe, dentro dessa perspectiva, analisar a participação das mulheres em dois temas presentes nos estudos de História: o ideial de mulher no Brasil Colonial (XVI-XIX) e a Segunda Onda do feminismo (1960). Esses dois temas serão discutidos recorrendo a um diálogo com a literatura no ensino de História. A obra literária utilizada é O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale), de Margaret Atwood, que apresenta uma sociedade radicalmente hierarquizada, onde as mulheres já não possuem mais direitos e (sobre)vivem subalternamente aos homens. Ainda que ficcional, a obra permite refletir situações semelhantes vividas pelas mulheres na sociedade brasileira. Portanto, inspira-se no fato de que a literatura arranha, toca, sensibiliza e permite construir reflexões nas aulas de História. No ensino de História, vemos avançar essa discussão com professores/as e pesquisadores/as promovendo a inclusão das mulheres como agentes do processo histórico. Propomos a produção de sequências didáticas (SD) sobre os temas, utilizando a literatura como recurso didático. As SD são criadas e executadas tomando como referência o conceito de literacia histórica, de Peter Lee (2006). A proposta pedagógica é a análise das aplicações das SD a partir da etnografia escolar, com foco na observação participante. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,87 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História do Brasil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
| Título: dc.title | Meu nome não é Offred: enlaces e representações femininas entre a História e a Literatura em O Conto da Aia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Versão final da dissertação.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973221/2/Versão final da dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons