Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ortiz, Márcia Marileia Moares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Vera Márcia Marques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kornatzki, Luciana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Raupp, Graziela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Renilda Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cléia Demétrio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-12T13:49:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-12T13:49:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Disserta__o_17418914252108_7719 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973207 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo que aqui se apresenta está alinhado à linha de pesquisa III, Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – PROFEI/UDESC. Nasce da necessidade da formação de um/a professor/a que lê com e para seus/suas estudantes, de maneira a compreender a literatura enquanto arte promotora de quebra de paradigmas que corrompem a sociedade e impedem relações saudáveis e inclusivas de convivência. Assim, objetiva-se verificar se a literatura enquanto prática pedagógica pode ser instrumento pedagógico para a inclusão no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, com busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no espaço temporal de 2003 a 2023. Para tanto, utilizou-se dos descritores: inclusão, formação de professores e literatura. Para a análise dos dados definiu-se pela análise temática, na busca de subsídios que contribuam para a elaboração do recurso educacional. Os dados analisados revelam que a literatura ainda não aparece enquanto preocupação formativa docente. Isso, considerando que entre 415 trabalhos analisados, apenas uma dissertação e uma tese mostraram-se mais próximas ao objeto de pesquisa, trazendo a formação docente, a literatura e a inclusão. Para o recurso educacional, etapa de conclusão do processo, a escolha foi por uma biblioteca virtual, considerando possibilidades para o trabalho docente utilizando-se da literatura infantojuvenil como artefato pedagógico, ou seja, ferramenta para a educação inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,93MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores/as | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | recurso educacional | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LITERATURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES - EDINTECA NAS MÃOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Disserta__o_17418914252108_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418914252108_7719.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973207/2/Disserta__o_17418914252108_7719.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons