EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LITERATURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES - EDINTECA NAS MÃOS

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Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOrtiz, Márcia Marileia Moares-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Vera Márcia Marques-
Autor(es): dc.contributor.authorKornatzki, Luciana-
Autor(es): dc.contributor.authorRaupp, Graziela-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Renilda Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cléia Demétrio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-12T13:49:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-12T13:49:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_17418914252108_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973207-
Resumo: dc.description.abstractO estudo que aqui se apresenta está alinhado à linha de pesquisa III, Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional – PROFEI/UDESC. Nasce da necessidade da formação de um/a professor/a que lê com e para seus/suas estudantes, de maneira a compreender a literatura enquanto arte promotora de quebra de paradigmas que corrompem a sociedade e impedem relações saudáveis e inclusivas de convivência. Assim, objetiva-se verificar se a literatura enquanto prática pedagógica pode ser instrumento pedagógico para a inclusão no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, com busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no espaço temporal de 2003 a 2023. Para tanto, utilizou-se dos descritores: inclusão, formação de professores e literatura. Para a análise dos dados definiu-se pela análise temática, na busca de subsídios que contribuam para a elaboração do recurso educacional. Os dados analisados revelam que a literatura ainda não aparece enquanto preocupação formativa docente. Isso, considerando que entre 415 trabalhos analisados, apenas uma dissertação e uma tese mostraram-se mais próximas ao objeto de pesquisa, trazendo a formação docente, a literatura e a inclusão. Para o recurso educacional, etapa de conclusão do processo, a escolha foi por uma biblioteca virtual, considerando possibilidades para o trabalho docente utilizando-se da literatura infantojuvenil como artefato pedagógico, ou seja, ferramenta para a educação inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,93MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professores/aspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectliteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrecurso educacionalpt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA E LITERATURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES - EDINTECA NAS MÃOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Disserta__o_17418914252108_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418914252108_7719.pdf1,98 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973207/2/Disserta__o_17418914252108_7719.pdfDownload

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