Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Morgana Maria Cardoso de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-12T13:35:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-12T13:35:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão final da dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973206 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta desta dissertação é refletir sobre a relevância do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História, considerando a necessidade de desenvolver práticas específicas para esse componente curricular. Para isso, buscamos analisar as percepções sobre gênero presentes nas falas de algumas das personagens femininas que fazem parte do ambiente escolar, coletadas a partir da aplicação de questionários elaborados pelo aplicativo Google Fomrs. Esses questionários foram respondidos por professoras, funcionárias e alunas das terceiras séries do Ensino Médio da Escola Estadual João XXIII e do Invictus Colégio e Curso, que se identificam como mulheres. Consideramos também documentos norteadores, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Operacionais das Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba e os Projetos Político Pedagógicos das duas escolas, nas quais atuo como docente. A referida pesquisa se deu através da comparação das duas instituições (uma pública e uma privada), no município de Cabedelo/PB. Após a reflexão sobre tais pontos, o jogo foi trabalhado com as turmas das terceiras séries do Ensino Médio das duas escolas selecionadas, servindo como ponto de partida para o diálogo e o aprofundamento posterior do tema. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,50 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conflitos de Gênero | pt_BR |
Título: dc.title | Femina Ludens: Analisando conflitos de gênero em espaços escolares através do uso de um jogo de tabuleiro no Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Versão final da dissertação.pdf | 7,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973206/2/Versão final da dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons