Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sardá, Carla Josué Gumiela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Vera Márcia Marques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gamez, Luciano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Garcez, Ana Flávia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Renilda Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Napoleão, Fábio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-09T11:34:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-09T11:34:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Disserta__o_17418896858681_7719 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973143 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Considerando o processo de reflexão-crítica docente e sua condição de Ser aprendente em formação permanente, esta dissertação inscrita na Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI, objetiva investigar como a formação permanente da professora pesquisadora, no tempo-espaço da escola, pode fomentar as práticas pedagógicas para a educação inclusiva. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, uma vez que confere uma maior aproximação com a realidade estudada e desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica e documental, considerando a vivência da pesquisadora, como Professora da Educação Básica, e as referências encontradas sobre a temática, utilizando essas fontes como base de compreensão e análise. Nesse contexto, a autobiografia emerge como uma ferramenta metodológica essencial, permitindo que a pesquisadora reflita sobre suas experiências acadêmicas e profissionais, bem como sobre os desafios e aprendizados ao longo do caminho, revelando, como metodologia, os preceitos da pesquisa-formação sob a luz da Autora Marie-Cristine Josso (2004). Ao narrar sua história de vida, a pesquisadora não apenas compartilha suas vivências ou somente se limita a uma simples descrição dos eventos, mas busca explorar os elementos que compõem a concepção da formação permanente, a partir das reflexões da sua própria prática. A presente pesquisa concluiu, a partir da autobiografia da professora pesquisadora, que os elementos componentes da concepção da formação permanente vão além da formação docente, do contexto pessoal e do contexto educacional, incluem também aspectos externos como o plano de carreira, desafios da profissão, condições de trabalho, políticas públicas e comunidade de práticas. Quanto ao compartilhamento do conhecimento na docência, a confiança entre os atores envolvidos se destaca como elemento-chave. Esse princípio basilar da gestão do conhecimento demonstra que quando há uma relação de proximidade e confiança, as professoras são mais propensas a colaborar, discutir abertamente suas práticas e aprender umas com as outras, criando um ciclo contínuo de troca de saberes que favorecem as práticas pedagógicas para a inclusão escolar. Após a interpretação das informações investigadas sobre o objeto estudado, foi elaborada uma trilha pedagógica como recurso educacional para contribuir pedagogicamente ao fornecer subsídios para o desenvolvimento e formação profissional de outras professoras nos preceitos da educação inclusiva, a partir do compartilhamento de boas práticas e estratégias pedagógicas efetivas, leis e documentos oficiais que norteiam as práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva, considerando a atuação docente e a polidocência, a partir dos princípios da gestão do conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,74MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação permanente de professoras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Polidocência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AUTOBIOGRAFIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO PERMANENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Arquivo de dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Disserta__o_17418896858681_7719.pdf | https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418896858681_7719.pdf | 4,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973143/2/Disserta__o_17418896858681_7719.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons