EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AUTOBIOGRAFIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO PERMANENTE

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Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSardá, Carla Josué Gumiela-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Vera Márcia Marques-
Autor(es): dc.contributor.authorGamez, Luciano-
Autor(es): dc.contributor.authorGarcez, Ana Flávia-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Renilda Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorNapoleão, Fábio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-09T11:34:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-09T11:34:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-25-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_17418896858681_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973143-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando o processo de reflexão-crítica docente e sua condição de Ser aprendente em formação permanente, esta dissertação inscrita na Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI, objetiva investigar como a formação permanente da professora pesquisadora, no tempo-espaço da escola, pode fomentar as práticas pedagógicas para a educação inclusiva. A pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, uma vez que confere uma maior aproximação com a realidade estudada e desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica e documental, considerando a vivência da pesquisadora, como Professora da Educação Básica, e as referências encontradas sobre a temática, utilizando essas fontes como base de compreensão e análise. Nesse contexto, a autobiografia emerge como uma ferramenta metodológica essencial, permitindo que a pesquisadora reflita sobre suas experiências acadêmicas e profissionais, bem como sobre os desafios e aprendizados ao longo do caminho, revelando, como metodologia, os preceitos da pesquisa-formação sob a luz da Autora Marie-Cristine Josso (2004). Ao narrar sua história de vida, a pesquisadora não apenas compartilha suas vivências ou somente se limita a uma simples descrição dos eventos, mas busca explorar os elementos que compõem a concepção da formação permanente, a partir das reflexões da sua própria prática. A presente pesquisa concluiu, a partir da autobiografia da professora pesquisadora, que os elementos componentes da concepção da formação permanente vão além da formação docente, do contexto pessoal e do contexto educacional, incluem também aspectos externos como o plano de carreira, desafios da profissão, condições de trabalho, políticas públicas e comunidade de práticas. Quanto ao compartilhamento do conhecimento na docência, a confiança entre os atores envolvidos se destaca como elemento-chave. Esse princípio basilar da gestão do conhecimento demonstra que quando há uma relação de proximidade e confiança, as professoras são mais propensas a colaborar, discutir abertamente suas práticas e aprender umas com as outras, criando um ciclo contínuo de troca de saberes que favorecem as práticas pedagógicas para a inclusão escolar. Após a interpretação das informações investigadas sobre o objeto estudado, foi elaborada uma trilha pedagógica como recurso educacional para contribuir pedagogicamente ao fornecer subsídios para o desenvolvimento e formação profissional de outras professoras nos preceitos da educação inclusiva, a partir do compartilhamento de boas práticas e estratégias pedagógicas efetivas, leis e documentos oficiais que norteiam as práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva, considerando a atuação docente e a polidocência, a partir dos princípios da gestão do conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,74MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação permanente de professoraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolidocênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA E AUTOBIOGRAFIA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO PERMANENTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
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Arquivos associados:
Disserta__o_17418896858681_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418896858681_7719.pdf4,86 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973143/2/Disserta__o_17418896858681_7719.pdfDownload

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