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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL BAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, JOÃO JOSÉ DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-08T18:13:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-08T18:13:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Podcasts e o Projeto Educativo em Perspectiva: experiências dos(as) egressos(as) em Educação Profissional do Campo da Escola Família Agrícola Itiúba. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973140 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo, integrante da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como macroprojeto a Organização de Espaços Pedagógicos na EPT. objetivou interpretar como se constrói o projeto educativo da Escola Família Agrícola de Itiúba (EFAI), a partir dos olhares e experiências vivenciadas por seus(as) egressos(as). A Educação Profissional do Campo está calcada em um projeto educativo apoiado na Pedagogia da Alternância, construído coletivamente pelos movimentos sociais e pelas famílias trabalhadoras do campo, pensado, também, como base para uma política pública, projeto que se mantém em disputa para que continue existindo. Por esta razão, surgiu a seguinte questão nordesteadora deste trabalho: Como o projeto educativo da EFA de Itiúba tem se (des)reconstruído a partir das experiências e olhares dos(as) seus(as) egressos(as)? Em relação aos objetivos específicos, foram elaborados os seguintes: 1. Entrevistar egressos(as) da EFA Itiúba, com vistas a examinar as narrativas sobre suas experiências enquanto educandos(as) da escola; 2. Refletir sobre como o projeto educativo da Escola se manifesta nas vivências e experiências dos(as) educandos(as); e, 3. Produzir episódios de podcasts revelando as experiências e vivências dos(as) egressos(as) da EFA Itiúba. A fenomenologia foi o método filosófico e científico definido para a pesquisa. Como técnica procedimental, a pesquisa encontrou no snowball a forma de acessar e formar uma rede de contatos que conectou os sujeitos da pesquisa, os(as) egressos(as) da EFA Itiúba. As entrevistas compreensivas, também como técnica procedimental, estabeleceu um diálogo que aproximou o pesquisador aos sujeitos da pesquisa. A redução eidética foi a técnica utilizada para o tratamento das informações obtidas pelas entrevistas compreensivas e para o desvelar do fenômeno. O produto educacional que integrou este trabalho foi o podcast, construído a partir das entrevistas compreensivas, que narraram as experiências vivenciadas pelos(as) egressos(as) da EFA Itiúba em relação ao projeto educativo desta escola. O produto educacional se tornou uma ferramenta que propicia reflexão sobre a própria EFAI, inclusive por ela mesma, assim como, capaz de fortalecer as relações de identidade e de pertencimento dos(as) egressos(as) com o campo. Dentro das considerações pertinentes à pesquisa, o projeto educativo da EFAI, refletido nas experiências dos(as) egressos(as), se construiu como um mecanismo que potencializa transformações na realidade social dos sujeitos do campo e nas suas comunidades rurais, se mantendo fiel à materialidade de origem, à concepção pedagógica originária de Educação do Campo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18,4 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | FENOMENOLOGIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | VIVÊNCIA FORMATIVA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | MEMÓRIAS | pt_BR |
Título: dc.title | PODCASTS E O PROJETO EDUCATIVO EM PERSPECTIVA: EXPERIÊNCIAS DOS(AS) EGRESSOS(AS) DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ITIÚBA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertacao OFICIAL 08-05-25_JOÃO JOSÉ SANTOS.pdf | 18,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973140/2/Dissertacao OFICIAL 08-05-25_JOÃO JOSÉ SANTOS.pdfDownload |
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