PODCASTS E O PROJETO EDUCATIVO EM PERSPECTIVA: EXPERIÊNCIAS DOS(AS) EGRESSOS(AS) DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ITIÚBA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL BAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, JOÃO JOSÉ DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-08T18:13:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-08T18:13:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-09-
identificador: dc.identifier.otherPodcasts e o Projeto Educativo em Perspectiva: experiências dos(as) egressos(as) em Educação Profissional do Campo da Escola Família Agrícola Itiúba.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973140-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo, integrante da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como macroprojeto a Organização de Espaços Pedagógicos na EPT. objetivou interpretar como se constrói o projeto educativo da Escola Família Agrícola de Itiúba (EFAI), a partir dos olhares e experiências vivenciadas por seus(as) egressos(as). A Educação Profissional do Campo está calcada em um projeto educativo apoiado na Pedagogia da Alternância, construído coletivamente pelos movimentos sociais e pelas famílias trabalhadoras do campo, pensado, também, como base para uma política pública, projeto que se mantém em disputa para que continue existindo. Por esta razão, surgiu a seguinte questão nordesteadora deste trabalho: Como o projeto educativo da EFA de Itiúba tem se (des)reconstruído a partir das experiências e olhares dos(as) seus(as) egressos(as)? Em relação aos objetivos específicos, foram elaborados os seguintes: 1. Entrevistar egressos(as) da EFA Itiúba, com vistas a examinar as narrativas sobre suas experiências enquanto educandos(as) da escola; 2. Refletir sobre como o projeto educativo da Escola se manifesta nas vivências e experiências dos(as) educandos(as); e, 3. Produzir episódios de podcasts revelando as experiências e vivências dos(as) egressos(as) da EFA Itiúba. A fenomenologia foi o método filosófico e científico definido para a pesquisa. Como técnica procedimental, a pesquisa encontrou no snowball a forma de acessar e formar uma rede de contatos que conectou os sujeitos da pesquisa, os(as) egressos(as) da EFA Itiúba. As entrevistas compreensivas, também como técnica procedimental, estabeleceu um diálogo que aproximou o pesquisador aos sujeitos da pesquisa. A redução eidética foi a técnica utilizada para o tratamento das informações obtidas pelas entrevistas compreensivas e para o desvelar do fenômeno. O produto educacional que integrou este trabalho foi o podcast, construído a partir das entrevistas compreensivas, que narraram as experiências vivenciadas pelos(as) egressos(as) da EFA Itiúba em relação ao projeto educativo desta escola. O produto educacional se tornou uma ferramenta que propicia reflexão sobre a própria EFAI, inclusive por ela mesma, assim como, capaz de fortalecer as relações de identidade e de pertencimento dos(as) egressos(as) com o campo. Dentro das considerações pertinentes à pesquisa, o projeto educativo da EFAI, refletido nas experiências dos(as) egressos(as), se construiu como um mecanismo que potencializa transformações na realidade social dos sujeitos do campo e nas suas comunidades rurais, se mantendo fiel à materialidade de origem, à concepção pedagógica originária de Educação do Campo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18,4 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFENOMENOLOGIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVIVÊNCIA FORMATIVApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMEMÓRIASpt_BR
Título: dc.titlePODCASTS E O PROJETO EDUCATIVO EM PERSPECTIVA: EXPERIÊNCIAS DOS(AS) EGRESSOS(AS) DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA ITIÚBApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons