PROCESSOS DE INCLUSÃO DIGITAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PINHAL DA SERRA/RS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSutil, Antonio Ronaldo-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcon, Karina-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Juliana Brandão-
Autor(es): dc.contributor.authorGoedert, Lidiane-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Gabriela Maria Dutra de-
Autor(es): dc.contributor.authorLacerda, Andreson Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-08T13:14:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-08T13:14:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-26-
identificador: dc.identifier.otherDisserta__o_17418896506419_7719pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973121-
Resumo: dc.description.abstractAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão inseridas no cotidiano das pessoas e vêm modificando as relações sociais, constituindo novas formas de aprender e ensinar, traçando novos caminhos para os processos de ensino e de aprendizagem. Na atualidade, as TDIC desempenham um papel importante na educação, contribuindo tanto para o desenvolvimento crítico e social quanto para a inclusão digital dos educandos na sociedade contemporânea. Nesse contexto, este estudo buscou investigar as contribuições do componente curricular de Informática para os processos de inclusão digital dos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Pinhal da Serra, Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo sobre TDIC, inclusão digital e práticas pedagógicas e, também, dos documentos normativos que norteiam a educação pública brasileira, incluindo a gaúcha. Foi utilizado, como procedimento metodológico, o estudo de caso de cunho exploratório, com coleta de dados realizada por meio de questionários, entrevista estruturada e observações. Para análise, foi utilizada a análise temática. A pesquisa ocorreu em duas escolas municipais de Ensino Fundamental de Pinhal da Serra e teve como participantes uma professora de Informática e 22 docentes que atuam como regentes das turmas do 1° ao 8° ano do Ensino Fundamental no município. Os resultados apontam que os docentes integram as TDIC nos planejamentos das práticas pedagógicas e a disciplina de Informática vem promovendo a construção de conhecimentos; assim sendo, a inclusão digital pode estar acontecendo. A pesquisa aponta também que os docentes possuem dificuldades em fazer uso das tecnologias e não possuem clareza em relação ao conceito de inclusão digital. Ademais, eles enfatizaram que a infraestrutura e o acesso à internet na escola são insatisfatórios. Esses resultados oferecem contribuições relevantes para a educação municipal a partir de considerações e de reflexões sobre as atividades desenvolvidas nas aulas de Informática nas escolas. Além disso, este estudo contribuiu para a elaboração de um Projeto de Formação Continuada para a Inclusão Digital de Professores como recurso educacional, no intuito de oportunizar aos professores o desenvolvimento de práticas pedagógicas escolares que promovam processos de inclusão digital.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,67MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
Título: dc.titlePROCESSOS DE INCLUSÃO DIGITAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PINHAL DA SERRA/RSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArquivo de dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Disserta__o_17418896506419_7719.pdfhttps://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/7719/Disserta__o_17418896506419_7719.pdf1,72 MBAdobe PDF/bitstream/capes/973121/2/Disserta__o_17418896506419_7719.pdfDownload

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