Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UPE - Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcante, Clécia Taciany dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Ernani Martins dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-07T13:59:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-07T13:59:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | RPODUTO EDUCACIONAL - CLÉCIA TACIANY | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973101 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional está vinculado ao trabalho de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), cujo título é “O uso de jogos como recurso de Tecnologia Assistiva no ensino da numeracia por professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, sob orientação do Professor Dr. Ernani Martins dos Santos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso de jogos como recurso de Tecnologia Assistiva (TA) no ensino de numeracia por professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado com estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, em escolas públicas municipais de Salgueiro, Pernambuco. Para atingir este objetivo, foi realizado um mapeamento dos jogos encontrados nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas do município de Salgueiro, em seguida, esses jogos foram avaliados quanto às possibilidades de uso como recurso de Tecnologia Assistiva em atividades desenvolvidas pelos professores que atuam no AEE e que atendem estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Além disso, investigou-se as concepções dos professores acerca dos jogos como recurso de Tecnologia Assistiva no ensino da numeracia e suas práticas pedagógicas desenvolvidas com estes recursos. Diante disso, a oficina pedagógica foi proposta como produto educacional, para que o resultado da pesquisa fosse apresentado ao grupo de participantes e eles tivessem a oportunidade de perceber os jogos disponíveis em suas salas de aula como um possível recurso de TA. Ao apresentar a proposta formativa às equipes escolares, estas apontaram para a necessidade de estender a atividade a outros membros da comunidade escolar e de promover outros momentos formativos, visto que são temáticas necessárias e pouco difundidas. Sobretudo, a TA tem por objetivo promover a autonomia, independência e qualidade de vida ao usuário, nos mais diversos ambientes. Por isso, é importante que todos os profissionais que trabalham com o usuário de TA se apropriem do assunto. Dessa forma, a proposta foi realizar um encontro em cada escola, para que não só os professores de AEE, mas outros profissionais das escolas também pudessem participar. Participaram professores, coordenadores pedagógicos, profissionais de apoio, gestores, outros profissionais da escola (como porteiros, merendeiras e auxiliares de serviços gerais). A oficina foi realizada em quatro escolas diferentes, com a mesma estrutura didática, nas quais foram abordados temas como: o papel do Atendimento Educacional Especializado na inclusão escolar; Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado; o uso de jogos no Atendimento Educacional Especializado; o uso de jogos como recurso de Tecnologia Assistiva para estudantes com o Transtorno do Espectro Autista. Durante os momentos formativos, os professores puderam construir e compartilhar conhecimentos teóricos e práticos sobre as temáticas abordadas.Além de refletir sobre suas concepções de TA e ver os jogos disponíveis na escola em que trabalham como um recurso de TA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 530KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Numeracia | pt_BR |
Título: dc.title | TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTО EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RPODUTO EDUCACIONAL - CLÉCIA TACIANY.pdf | https://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=2&pg_query=2575114200125075&pg_range=5 | 530,9 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/973101/2/RPODUTO EDUCACIONAL - CLÉCIA TACIANY.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons