TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTО EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUPE - Universidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcante, Clécia Taciany dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Ernani Martins dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-07T13:59:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-07T13:59:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
identificador: dc.identifier.otherRPODUTO EDUCACIONAL - CLÉCIA TACIANYpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/973101-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional está vinculado ao trabalho de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), cujo título é “O uso de jogos como recurso de Tecnologia Assistiva no ensino da numeracia por professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, sob orientação do Professor Dr. Ernani Martins dos Santos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso de jogos como recurso de Tecnologia Assistiva (TA) no ensino de numeracia por professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado com estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, em escolas públicas municipais de Salgueiro, Pernambuco. Para atingir este objetivo, foi realizado um mapeamento dos jogos encontrados nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas do município de Salgueiro, em seguida, esses jogos foram avaliados quanto às possibilidades de uso como recurso de Tecnologia Assistiva em atividades desenvolvidas pelos professores que atuam no AEE e que atendem estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Além disso, investigou-se as concepções dos professores acerca dos jogos como recurso de Tecnologia Assistiva no ensino da numeracia e suas práticas pedagógicas desenvolvidas com estes recursos. Diante disso, a oficina pedagógica foi proposta como produto educacional, para que o resultado da pesquisa fosse apresentado ao grupo de participantes e eles tivessem a oportunidade de perceber os jogos disponíveis em suas salas de aula como um possível recurso de TA. Ao apresentar a proposta formativa às equipes escolares, estas apontaram para a necessidade de estender a atividade a outros membros da comunidade escolar e de promover outros momentos formativos, visto que são temáticas necessárias e pouco difundidas. Sobretudo, a TA tem por objetivo promover a autonomia, independência e qualidade de vida ao usuário, nos mais diversos ambientes. Por isso, é importante que todos os profissionais que trabalham com o usuário de TA se apropriem do assunto. Dessa forma, a proposta foi realizar um encontro em cada escola, para que não só os professores de AEE, mas outros profissionais das escolas também pudessem participar. Participaram professores, coordenadores pedagógicos, profissionais de apoio, gestores, outros profissionais da escola (como porteiros, merendeiras e auxiliares de serviços gerais). A oficina foi realizada em quatro escolas diferentes, com a mesma estrutura didática, nas quais foram abordados temas como: o papel do Atendimento Educacional Especializado na inclusão escolar; Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado; o uso de jogos no Atendimento Educacional Especializado; o uso de jogos como recurso de Tecnologia Assistiva para estudantes com o Transtorno do Espectro Autista. Durante os momentos formativos, os professores puderam construir e compartilhar conhecimentos teóricos e práticos sobre as temáticas abordadas.Além de refletir sobre suas concepções de TA e ver os jogos disponíveis na escola em que trabalham como um recurso de TA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent530KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNumeraciapt_BR
Título: dc.titleTECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTО EDUCACIONAL ESPECIALIZADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
RPODUTO EDUCACIONAL - CLÉCIA TACIANY.pdfhttps://w2.solucaoatrio.net.br/upe-mn-profei/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=2&pg_query=2575114200125075&pg_range=5530,9 kBAdobe PDF/bitstream/capes/973101/2/RPODUTO EDUCACIONAL - CLÉCIA TACIANY.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons